Qual a idade do estado de Goias?

Qual a idade do estado de Goiás?

Os registros históricos mais antigos encontrados na região do atual estado de Goiás, foram datados de cerca de 11 mil anos atrás, o que indica que a ocupação humana na área iniciou-se há milhares de anos.

Quantos anos tem o estado de Pernambuco?

O sentimento de ser pernambucano nasceu 72 anos antes do sentimento de ser brasileiro: há dois séculos, no dia 6 de março de 1817, surgia uma nação chamada Pernambuco. A República que buscava independência da Coroa Portuguesa durou apenas 75 dias, mas deixou um legado inestimável, que nos inspira até hoje.

Qual foi o primeiro estado a ser descoberto no Brasil?

Pernambuco é o estado mais antigo do Brasil. Localizado na região Nordeste, o estado, que faz divisa com Paraíba e Ceará, é uma das regiões mais antigas da Colônia Portuguesa e uma das capitanias mais ricas no período Brasil Colônia. Sua capital é Recife.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia do calcio para o funcionamento do corpo humano?

Quais são as principais características do Estado de Goiás?

O estado de Goiás está localizado na região centro-oeste do Brasil. É o estado mais populoso dessa região. A vegetação predominante no estado de Goiás é o Cerrado, cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas.

Em que ano foi fundado o Estado de Pernambuco?

Em 1534, a Coroa portuguesa instituiu o regime de Capitanias Hereditárias. A Capitania de Pernambuco foi entregue ao fidalgo português Duarte Coelho, que tomou posse de sua capitania desembarcando, em 9 de março de 1535, na feitoria fundada em 1516, entre Pernambuco e Itamaracá.

Em que ano foi criado o Estado de Pernambuco?

O território onde hoje se encontra o estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535.

Quais foram os primeiros estados criados no Brasil?

1534 – Capitanias hereditárias Em 1504, os portugueses começaram a dividir as terras que estavam sob seu controle em 14 capitanias hereditárias. Nomes como Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Ceará já eram usados na época.