Qual a funcao do software livre?

Qual a função do software livre?

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. Basta entrar no site e baixar em seu computador.

O que são software livre e software proprietário dê exemplos?

Assim, o software livre é aquele cujo usuário possui liberdade para alterar e executar o programa como ele bem quiser; a pessoa é livre para usá-lo em qualquer tipo de situação. Alguns exemplos de software proprietários são: Windows, Mac OS, iOS, Adobe Photoshop, entre outros.

O que é um software livre é proprietário?

Ao contrário do software livre, software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidas pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, para utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar autorização ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo.

LEIA TAMBÉM:   Como calcular o VaR de um fundo?

Quais são as vantagens de usar o software livre?

As principais vantagens dos softwares livres

  • Custo-benefício. Sem sombra de dúvida é a vantagem mais atrativa.
  • Segurança. Os softwares livres são mantidos por comunidades voluntárias que estão sempre em busca de aperfeiçoamento das ferramentas.
  • Customização.
  • Software livre X Software pirata.
  • O poder da escolha.

O que o software livre beneficia a comunidade?

A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2). A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças.

O que se quer dizer quando se afirma que o Windows é um software proprietário?

É o tipo de software que tem restringido por parte do proprietário a sua redistribuição, cópia e modificação. Os direitos são exclusivos do produtor tendo de ser respeitados os direitos autorais e as patentes.

O que são softwares livres Cite exemplos?

Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da Politica de divulgacao de informacões?

Quais são as principais características dos softwares livres?

Dessa forma, um software livre tem como marcante a característica de dar ao usuário a liberdade de copiar, distribuir, modificar e estudar o programa sem pagar ou pedir permissão ao autor. Para garantir essas liberdades, o software livre garante aos seus usuários acesso a seu código fonte.

São características de um software?

Segundo eles, as características de um software devem satisfazer necessidades implícitas, propostas inicialmente no projeto e imprescindíveis para a experiência do usuário, e explícitas, relacionadas à qualidade durante o processo, perceptíveis apenas àqueles que trabalharam no seu desenvolvimento.

Quais são as vantagens e desvantagens do software livre?

Vantagens e desvantagens do software livre

  • Licença abertas: possibilita corte/redução dos custos com licença.
  • Acesso ao código fonte: liberdade para ler (o código fonte) e modificar toda a aplicação conforme sua necessidade.