Qual a forma de pagamento do caucao?

Qual a forma de pagamento do caução?

A forma de pagamento do caução pode ser negociada, no entanto, na maior parte das vezes esse pagamento é feito à vista de três meses de aluguel. Podendo ser feito através de um depósito bancário em uma conta poupança estipulada pelo dono.

Quando pode ser resgatada a caução?

No caso do inquilino do imóvel, a caução pode ser resgatada quando for finalizado o período de locação e não houver nenhum tipo de débito com o locador. Há também a possibilidade de, meses antes do fim do contrato, o locatário solicitar ao locador que os meses restantes de aluguel sejam descontados da caução.

Qual o comprovante de caução?

O comprovante é um impresso da CEF (37.035 v007 micro) que é denominado “Recibo de caução” onde constam os dados da conta, os dados do caucionado, o valor, o histórico (dados do processo licitatório ou do contrato), os dados do favorecido, além das “condições gerais”.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se o curso e cadastrado no CREA?

Como funciona o valor da caução?

Como funciona? O valor da caução é definido por negociação entre ambas as partes e as suas condições são estabelecidas no contrato de arrendamento.

Como funciona a caução em dinheiro?

Como funciona a caução em dinheiro? A lei do inquilinato fala que o valor máximo permitido da caução em dinheiro é de até 3 vezes o valor do aluguel. É importante lembrar que o valor só deve ser depositado após o contrato firmado. A poupança precisa ser conjunta no nome do locador e do locatário.

Quando será depositada a caução em dinheiro?

§ 2º A caução em dinheiro, que não poderá exceder o equivalente a três meses de aluguel, será depositada em caderneta de poupança, autorizada, pelo Poder Público e por ele regulamentada, revertendo em benefício do locatário todas as vantagens dela decorrentes por ocasião do levantamento da soma respectiva.

Como funciona o depósito caução para aluguel?

Como funciona o depósito caução para aluguel? O depósito caução, também conhecido como depósito locatício, é colocado em prática na ocasião de fechar o contrato de aluguel do imóvel. Nesse momento, o futuro inquilino entrega um cheque assinado, ou faz um depósito bancário, no valor de 3 meses de aluguel do imóvel.

A forma de pagamento do caução pode ser negociada com o proprietário, porém, na maioria dos casos esse pagamento é feito à vista de três meses de aluguel, sendo um depósito bancário em uma conta poupança estipulada pelo dono e o valor deve ser devolvido com juros após o fim do contrato.

Por que a caução não é o pagamento de uma renda?

Não esquecer que a caução não é o pagamento de uma renda. O inquilino não pode decidir não pagar a renda e pedir ao senhorio que desconte no pagamento da caução. Para além disso, a caução nunca se deve usar como pagamento da última mensalidade do arrendamento.

Por que não confundir caução com pagamentos adiantados?

No entanto, não se deve confundir caução com pagamentos adiantados. Por esse motivo, o valor da caução deve ficar claramente definido no contrato de arrendamento. Adicionalmente, o proprietário também poderá contratar um seguro de proteção de rendas ou pedir uma garantia bancária, seja qual for o tipo de contrato. Tome nota!

LEIA TAMBÉM:   Quando sera realizado o censo no Brasil?

Por que o inquilino não pode pagar a caução?

O inquilino não pode decidir não pagar a renda e pedir ao senhorio que desconte no pagamento da caução. Para além disso, a caução nunca se deve usar como pagamento da última mensalidade do arrendamento. Se isso acontecer, o senhorio pode reter a quantia da caução mas o inquilino não pode exigir o recibo.

Quando deve ser paga a caução imobiliária?

Em hipótese alguma, a garantia deve ser paga antes da assinatura de contrato de aluguel. O valor pago na caução imobiliária deve ser depositado em uma conta bancária e deve ser devolvido com juros após o fim do contrato de aluguel.

Como funciona o sistema de caução de imóveis?

Por isso, algumas imobiliárias ou locadores acabam adotando o sistema de caução de imóveis. Basicamente, a caução serve como uma garantia para que o locador não tenha prejuízos no caso de inadimplência do locatário.