Qual a diferenca entre variacao cambial e monetaria?

Qual a diferença entre variação cambial e monetária?

Embora para efeitos contábeis e tributários ambas recebam o mesmo tratamento, a primeira é a variação do valor da moeda nacional em relação às moedas estrangeiras, e a última é a variação da moeda nacional em relação aos índices ou coeficientes aplicáveis por disposição legal ou contratual.

O que significa variação monetária?

Variação ocorrida entre o valor de compra e o valor pago em função da valorização ou desvalorização da moeda corrente.

Como calcular a variação monetária?

a variação cambial liquidada deve ser calculada mediante a multiplicação do valor liquidado em moeda estrangeira pela diferença entre o valor da cotação da moeda na data da liquidação, total ou parcial, da operação, e o valor da cotação da moeda na data de início da operação.

O que é uma variação cambial ativa?

2) Variações cambiais: variações ativas: são os ganhos de câmbio, ou seja, quando ocorre a elevação dos valores dos direitos ou a diminuição dos valores das obrigações; e. variações passivas: são as perdas de câmbio, ou seja, quando ocorre diminuição dos valores dos direitos e a elevação dos valores das obrigações.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se respirar SBP?

Como deduzir as perdas no recebimento de créditos?

De fato, nos termos da Lei 9.430/96, para fins de determinação do lucro real é possível deduzir como despesa os valores decorrentes de perdas no recebimento de créditos. Vale dizer, quando o contribuinte deixar de receber créditos decorrentes da sua atividade poderá deduzir as perdas como despesa, diminuindo o IRPJ e CSLL a pagar.

Quando será efetuado o registro contábil das perdas?

O registro contábil das perdas será efetuado a débito de conta de resultado e a crédito: (i)- da conta que registra o crédito, quando este não tiver garantia e seu valor for de até R$5.000,00, por operação, e estiver vencido há mais de seis meses, independentemente de iniciados os procedimentos judiciais para o seu recebimento;

Qual o risco de câmbio?

Primeiramente, o risco de câmbio consiste na incerteza frente ao valor da moeda como resultado das oscilações da taxa de câmbio. Logo, pode ser entendido como a probabilidade de as taxas de câmbio entre as moedas dos países exportadores se moverem contrariamente, entre a data de cotação e a de liquidação de uma comercialização.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia do varejo na economia?

Como é possível reduzir o risco cambial?

Em suma, o risco cambial pode ser reduzido mediante uma gestão eficiente e responsável. Porém, vale ressaltar que o ideal é buscar ajuda de uma empresa especializada para evitar problemas e ter desvantagens nas negociações antes de efetivar transações de importação e exportação. Ainda tem dúvidas sobre o assunto?