Qual a diferenca entre custo monetario e custo de oportunidade?

Qual a diferença entre custo monetário e custo de oportunidade?

Em relação a termos não-monetários Esse custo varia entre diferentes pessoas e momentos, ou seja, o custo de algo é equivalente ao custo do que se renuncia para obtê-lo,assim definimos o Custo de Oportunidade como “o preço da renuncia de um bem de modo a se obter outro bem.”

Qual a diferença entre custo de oportunidade e custo contábil?

Portanto, a grosso modo, custo contábil seria o que de fato exigiu um pagamento em dinheiro. Já economicamente, tratam-se dos tais famigerados custos de oportunidade, ou seja, o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. O que deve ser esclarecido, portanto, é a diferença entre os custos.

Quais são os custos de oportunidade?

Exemplos de custos de oportunidade Os custos de oportunidade podem ser exemplificados para qualquer situação em que existe um trade-off: Se uma empresa realizar uma reforma, deixa de comprar equipamentos ou maquinários novos para sua linha de produção; Quando compramos uma TV nova, deixamos de comprar um instrumento musical;

LEIA TAMBÉM:   Como mudar a senha e nome do Wi-Fi?

Como fazer uma diferenciação entre o custo contábil e o custo econômico?

Assim, precisamos fazer uma diferenciação entre o custo contábil e o custo econômico. No custo contábil, somente os custos explícitos são levados em consideração, enquanto que, no custo econômico, também precisamos considerar os custos implícitos.

Qual é o último custo de um negócio?

Este último custo é justamente aquele que não vemos num primeiro momento, mas, ao analisarmos todo o contexto, poderemos percebê-lo. Segundo uma análise contábil, ao abrir um negócio, eu vou considerar a mão de obra, equipamentos, funcionários, tributos e todos os gastos explícitos.

Qual é o custo contábil?

No custo contábil, somente os custos explícitos são levados em consideração, enquanto que, no custo econômico, também precisamos considerar os custos implícitos. Este último custo é justamente aquele que não vemos num primeiro momento, mas, ao analisarmos todo o contexto, poderemos percebê-lo.