Qual a depreciacao dos bens do ativo?

Qual a depreciação dos bens do ativo?

Assim, de acordo com a orientação contida no Parecer Normativo CST nº 79/76, a depreciação dos bens do ativo é uma faculdade, não uma obrigação. Esse parecer, apesar de antigo, foi recepcionado pela CF/88, sendo fundamento de Consulta da Receita Federal do Brasil [1], no ano de 2014, permanecendo em vigor.

Qual a depreciação do ativo imobilizado?

Contabilmente a depreciação de bens do ativo imobilizado corresponde à redução do valor dos mesmos tendo em vista o desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência normal.

Qual o regime de aceitação das depreciações de bens reavaliados?

1 – O regime de aceitação como gastos das depreciações de bens reavaliados ao abrigo de legislação de caráter fiscal é o mencionado na mesma, com as adaptações resultantes do presente decreto regulamentar, aplicando-se aos bens reavaliados nos termos da Portaria n.º 20 258, de 28 de dezembro de 1963, o regime previsto no n.º 2 do artigo 5.º.

LEIA TAMBÉM:   Como e calculado o imposto por dentro?

Qual a quantia depreciável de um ativo?

Segundo o parágrafo 50 da NCRF 7, a quantia depreciável de um ativo deve ser imputada numa base sistemática durante a sua vida útil.

Qual o prazo admissível para sua depreciação?

Comprado após três anos de uso, o prazo admissível para a sua depreciação é de dois anos e meio.

Como calcular a depreciação do ativo?

Por meio dele é possível atribuir uma taxa igual de depreciação para todos os períodos. Para fazer o cálculo por esse método é necessário dividir o valor total do ativo pelo período de vida útil do bem. Dessa forma será possível chegar à sua depreciação mensal em reais.

Qual a taxa de depreciação de bens usados?

A taxa de depreciação de bens usados, para fins de apuração do custo ou despesa operacional das empresas tributadas pelo lucro real, pode ser calculada considerando como prazo de vida útil o maior dentre: 1. Metade do prazo de vida útil admissível para o bem adquirido novo; 2.