Qual a definicao de detectores de fumaca?

Qual a definição de detectores de fumaça?

Os detectores de fumaça ou detetores de fumo são aparelhos encarregados de fazer a vigilância permanente de um local. Constituem a parte sensível da instalação de detecção automática de incêndio. A presença da fumaça reduz o fluxo luminoso provocando a queda na corrente e acionamento do alarme.

Qual o nome do detector de fumaça?

Então, vale a pena investir num detector de fumaça ou sprinkler, também conhecido como chuveiro automático! Agora, pra saber qual é o ideal pra você, vou te contar alguns detalhes bem legais sobre eles.

Quando é necessário detector de fumaça?

A instalação de detectores de fumaça em ambiente de trabalho, além de um reforço na segurança, é, em alguns casos, obrigatória por lei. Nas salas do escritório, em galpões, hotéis e comércios, ter um detector de fumaça pode ajudar você a prevenir incêndios e cuidar dos seus funcionários.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os profissionais que integram o SESMT?

Qual a proposta conceitual do sistema de detecção e alarme?

A proposta conceitual do sistema de detecção, alarme e combate ao incêndio (SDCI) é detectar o fogo em seu estágio inicial, com o objetivo de possibilitar o abandono rápido e seguro dos ocupantes do edifício e iniciar as ações de combate ao fogo, evitando assim a perda de vidas e do patrimônio.

O que é um detector óptico?

O detector de fumaça óptico convencional é um dispositivo instalado nas paredes ou tetos, a uma distância razoável do chão, e que se utiliza de luz infravermelha para disparar alarmes em caso de incêndio.

Como detectar fumaça?

A detecção de fumaça possui 02 (dois) tipos de equipamentos, são eles:

  1. Os “pontuais”, que são acionados com a inundação do equipamento por fumaça;
  2. Os “lineares”, que são acionados com a interrupção do feixe de laser que comunica os equipamentos transmissores e receptores.

Como funciona o detector de fumaça?

Ele mede as variações provocadas pela fumaça em sensores elétricos sensíveis à luz. Os sensores são posicionados em ângulos de 90 graus um para o outro. Dessa forma, quando a fumaça atinge o equipamento, ela dissipa a luz que “interliga” os sensores e faz com que o alarme seja disparado.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a funcao de um secretario de Industria e comercio?

Como dimensionar detector de fumaça?

5.27 Os detectores pontuais de fumaça e de temperatura devem estar localizados no teto, distantes no mínimo 0,15 m da parede lateral ou vigas. Em casos justificados, os detectores podem ser instalados na parede lateral, a uma distância entre 0,15 m e 0,30 m do teto, desde que garantido o tempo de resposta do sistema.

Qual a proposta de um sistema de detecção de fumaça?

Composto por diferentes equipamentos e dispositivos, esse sistema tem o objetivo de detectar o início das chamas e imediatamente alertar as pessoas para que possam evacuar o local com rapidez, a fim de não sofrerem os danos graves que podem ser causados pelo fogo, como queimaduras e intoxicação por inalação de fumaça.

Quais os dois tipos de medida de proteção contra incêndio?

4.2 Proteção Contra Incêndio As medidas ativas de proteção abrangem a detecção, alarme e extinção do fogo (automática e/ou manual); já as medidas passivas de proteção abrangem o controle dos materiais, meios de escape, compartimentação e proteção da estrutura do edifício.

LEIA TAMBÉM:   Em que ano foi criado o municipio de Piuma?

Como funciona um detector de fumaça óptico?

Seu funcionamento também é simples: existem placas metálicas nas extremidades da câmara que são energizadas por uma corrente contínua. O ar ionizado conduz a eletricidade entre as placas. Quando a fumaça penetra na câmara, a corrente é interrompida e o alarme é disparado.