Qual a concepcao de crime para Justica Restaurativa?

Qual a concepção de crime para Justiça Restaurativa?

Como já dito, o crime, na lente restaurativa, é um dano causado a pessoas e a comunidades, razão pela qual a principal interessada no processo é a sua vítima, e não o Estado. Surge, então, uma preocupação com as necessidades da vítima, procurando-se a reparação do dano, seja concreta ou simbolicamente.

Quais os pilares da Justiça Restaurativa?

34) são três os pilares centrais da Justiça Restaurativa: danos e necessidades da vítima e da comunidade, obrigações do ofensor e engajamento da vítima, do ofensor e da comunidade. A Justiça Restaurativa foca no dano praticado, ou seja, ela vê o delito como um dano provocado entre as pessoas e a comunidade.

Como é possível realizar a justiça restaurativa?

Com o exercício da justiça restaurativa é possível buscar a reconstrução das relações e diálogos entre vítima e ofensor, de modo a evitar o cometimento de novos crimes e atingindo a causa que originou o conflito.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o conceito de autonomia?

Quais são os elementos fundamentais da justiça restaurativa?

São geralmente apontados três elementos fundamentais do conceito de Justiça Restaurativa: » o elemento social – o crime é encarado não como uma mera violação da lei mas, acima de tudo, como uma perturbação, uma disfunção das relações humanas.

Como funciona a intervenção restaurativa?

A intervenção restaurativa é suplementar: de par com o processo oferecemos um ambiente para resolver demais problemas relacionados com o conflito. Nada impede que você tenha uma iniciativa, como com adolescentes infratores, que exclua o processo.

Quais são as formas de efetivação do processo restaurativo?

Importante anotar que existem várias formas de busca da efetivação do processo restaurativo, seja através da mediação, de técnicas terapêuticas em grupos, de sessões envolvendo a comunidade, (denominados círculos restaurativos), constelação familiar, dentre outros.