Qual a aliquota de impostos progressivos?

Qual a alíquota de impostos progressivos?

Se a alíquota for de 10\% para Pedro, ele pagará 2.400 reais (10\% x 24.000). Impostos progressivos incidem principalmente sobre os segmentos sociais de maior renda. Em outras palavras, os mais ricos pagam proporcionalmente mais. Impostos diretos e indiretos têm vantagens e desvantagens.

Quais são os impostos progressivos sobre imóveis?

O IPTU, que incide sobre imóveis, também é um exemplo de imposto progressivo: na prática, quanto mais caro o imóvel, mais imposto o comprador paga. Outra característica dos impostos progressivos é que eles dependem de declarações de renda para serem fiscalizados, segundo Angelis.

Qual o principal exemplo de imposto de renda?

O principal exemplo de imposto dessa modalidade é o Imposto de Renda (IR). Na prática, o contribuinte paga o imposto de acordo com a sua receita, e as alíquotas vão aumentando, conforme a faixa de renda vai subindo.

LEIA TAMBÉM:   Tem como usar o PayPal no Mercado Livre?

Qual a lógica do imposto progressivo?

O foco fica no sistema progressivo”, diz. Do outro lado, existe a modalidade progressiva. E a lógica dessa outra natureza de imposto é baseada na tributação da renda: quem tem mais dinheiro, paga mais imposto.

Qual o ponto negativo dos impostos indiretos?

Um ponto negativo óbvio dos impostos indiretos é que eles impõem maiores sacrifícios às classes sociais de menor poder aquisitivo. Em um país marcado pela forte desigualdade de renda entre os indivíduos como o Brasil, era de se esperar que o sistema tributário tivesse um caráter fortemente progressivo.

Quais são os impostos indiretos?

Os impostos indiretos são por natureza regressivos, ou seja os mais pobres pagam proporcionalmente mais. Vejamos um exemplo bem simples. João (pobre) pagou 600 reais por uma bicicleta.

Qual a alíquota do imposto de renda?

Se a alíquota do imposto de renda for de 5\% para João, ele pagará 60 reais (5\% x 1.200) de imposto. Se a alíquota for de 10\% para Pedro, ele pagará 2.400 reais (10\% x 24.000). Impostos progressivos incidem principalmente sobre os segmentos sociais de maior renda. Em outras palavras, os mais ricos pagam proporcionalmente mais.