Quais taxas O inquilino deve pagar?

Quais taxas O inquilino deve pagar?

Em resumo, o inquilino paga as despesas ordinárias do condomínio, como salários, despesas de água, luz, esgoto, limpeza e manutenção. Cabe ao locador arcar com as despesas extraordinárias como pintura e reformas.

Pode cobrar fundo de reserva do inquilino?

Isso porque a Lei 8245/91, a Lei do Inquilinato, determina que cabe ao locatário o pagamento apenas das despesas ordinárias do condomínio, já as extraordinárias são de responsabilidade do proprietário. Logo, é o dono do imóvel quem deve arcar com o fundo de reserva, pois seu foco são as despesas extraordinárias.

O que é FCI no aluguel?

Se você já alugou um imóvel antes ou está prestes a alugar o seu primeiro, deve ter ouvido falar do Fundo de Conservação de Imóvel (FCI). Basicamente, ele é formado por uma quantia mensal, inclusa no boleto de aluguel pago pelo inquilino.

LEIA TAMBÉM:   Como devem ser apresentados nas demonstracões financeiras os ativos nao circulantes mantidos para venda?

Como contabilizar taxa de administração aluguel?

A taxa de administração de contrato, cujo percentual consta no contrato de administração, é única, e será descontada na primeira prestação de contas, a cada nova locação, incidindo sobre o valor do aluguel estipulado no contrato, independente do primeiro aluguel pago pelo locatário ter sido proporcional ou não.

O que a imobiliária pode cobrar do inquilino?

A imobiliária, na qualidade de procuradora e representante do locador, pode cobrar os alugueis mensalmente, devidamente acompanhados dos encargos contratuais, como condomínio e IPTU, por exemplo. Nada mais pode ser cobrado do locatário.

Quem paga taxa extra inquilino ou proprietário?

Segundo a lei 8.245/91, que rege as relações de inquilinato, o dono do imóvel deve se responsabilizar pelo pagamento das taxas extras, desde que elas não sejam referentes aos gastos rotineiros de manutenção do edifício. Resta ao inquilino arcar com as despesas ordinárias do condomínio.

Quem paga o fundo de reserva o proprietário ou o inquilino?

O pagamento do fundo de reserva é um dever de todos os condôminos. Em situações de locação do imóvel, segundo a Lei 8.245, de 1991, que dispõe sobre normas para locações de imóveis urbanos, é dever do locador arcar com os custos do fundo de reserva.

LEIA TAMBÉM:   Como ganhar dinheiro fazendo pagamento de contas?

Quem paga o fundo de reserva o inquilino ou o proprietário?

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), em seu artigo 22, parágrafo único, diz que compete ao locador “pagar as despesas extraordinárias de condomínio” e no artigo 23, inciso XII, determina que cabe ao locatário “pagar as despesas ordinárias de condomínio”.

O que é TCI no aluguel?

O Fundo de Conservação do Imóvel, também conhecido pela sua sigla FCI, é uma quantia mensal paga pelo inquilino junto do valor do aluguel. O valor do FCI, ou TCI, forma uma poupança em poder do locador para que ao término do contrato de locação, seja assegurada a devolução do imóvel nos termos em que ele foi locado.

Quem deve pagar o seguro contra incêndio?

A Lei do Inquilinato diz que a obrigação de pagar o seguro contra incêndio é de responsabilidade do locador, porém abre uma brecha quando oferece a possibilidade de ser descrito em contrato o contrário.

Como contabilizar um contrato de aluguel?

o ativo, deverá refletir o valor presente das parcelas de arrendamento (ou dos aluguéis) mais os pagamentos efetuados (ex. despesas de instalação)mais o valor da provisão para encerramento. A diferença será contabilizada no ativo como encargos financeiros a transcorrer.

LEIA TAMBÉM:   Como validar o diploma brasileiro em Portugal?

O que é aluguel a apropriar?

Aluguéis passivos a vencer (ou a apropriar): pagamento antecipado de aluguéis pela empresa, mas que ainda não foram usados pelo tempo contratado. Sendo assim, é direito da empresa usufruir dos aluguéis pelo tempo que foram pagos. Juros passivos a vencer: são juros diversos pagos antecipadamente pela empresa.