Quais sao os tipos de impostos cobrados hoje?

Quais são os tipos de impostos cobrados hoje?

Os principais tipos de impostos cobrados hoje são: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Faturamento (COFINS), Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS).

Como os impostos são recolhidos no Brasil?

Os impostos federais, estaduais e municipais são recolhidos no Brasil pelo governo e têm incidência pelo fator gerador de cada um. Por exemplo, o fator gerador do II (Imposto sobre Importação) acontece quando o produto em questão dá entrada na alfândega.

Qual a alíquota de impostos e contribuições?

Sua alíquota poderá variar entre 0,65\% e 1,65\%. Sua apuração poderá se dar de forma cumulativa e não cumulativa, nos termos da lei e nos casos das microempresas e EPP enquadradas no Simples Nacional. Essa contribuição está contida no pagamento mensal unificado de impostos e contribuições, 2.4.

LEIA TAMBÉM:   O que e 50\% com menor renda?

Qual a verba dos impostos para o bem público?

Em geral a verba dos impostos deve ser destinada ao bem público financiando a Previdência Social, programas de seguridade social, programas públicos de saúde, manutenção da infraestrutura física do país e da infraestrutura administrativa.

Como é cobrada a taxa de impostos no Brasil?

Como existem diferentes tipos de empresas, a taxa de impostos no Brasil também é cobrada de forma distinta. Vai depender do tamanho, movimentação financeira, quantidade de colaboradores, entre outros aspectos.

Quando devem ser calculados os impostos pagos no ano anterior?

Calculados sobre o valor de imposto pago no ano anterior, são realizados nos meses de julho, setembro e dezembro. Calculados com base nas vendas e prestação de serviços, devem ser pagos nos meses de março e outubro.

Os principais tipos de impostos cobrados hoje são: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Faturamento (COFINS), Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)e Imposto Sobre Serviços (ISS).

LEIA TAMBÉM:   Qual e o principio do metodo da datacao por carbono 14?

Quais os grupos que beneficiam a reforma tributária?

Entenda, a seguir, como a legislação — que a equipe econômica estuda modificar na fase três da reforma tributária — beneficia três grupos que estão no topo da pirâmide: empresários, médicos, advogados e outros profissionais liberais PJ e os 5\% mais ricos.

Qual o imposto sobre o lucro das empresas?

Sobre o lucro das empresas incidem, via de regra, dois impostos: o imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Qual a porcentagem do imposto cobrado?

Enquanto isso, o imposto ad valorem pelo fato de se aplicar uma porcentagem sobre o valor da transação. Por exemplo, se um tributo for de 10\% aplicado em um produto de R$ 1 mil, o resultado após a taxação será de R$ 1.100. No Brasil, os impostos cobrados são divididos em competências federais, estaduais e municipais.

Quais são os impostos municipais?

Esse imposto é regulamento por cada estado. Os impostos municipais são divididos em Impostos sobre Serviços de qualquer natureza (ISS) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Este tributo incide sobre a mão-de-obra utilizada em serviços, após serem descontados os valores em compras de materiais.