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Quais são os riscos da possibilidade de dispensa e inexigibilidade?
Qualquer especificação ou condição que restrinja o universo de possíveis interessados deve ser justificada e tecnicamente fundamentada no processo de dispensa de licitação (Acórdão TCU nº 1.547/2008 Plenário). Em outros casos, há o risco de as especificações serem incompreensíveis, incompletas, defeituosas.
O que é e quais os processos de gerenciamento de aquisições do projeto?
O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A organização pode ser tanto o comprador como o vendedor dos produtos, serviços ou resultados de um projeto.
Quais os critérios de dispensa e inexigibilidade presentes nas licitações?
A lei 8666/93 apresenta em seu artigo 24, um rol taxativo (hipóteses restritas) em que se permite a dispensa de licitação. Nele podemos observar que as principais hipóteses são relacionadas às aquisições de baixo custo, às situações emergências e calamidade pública, e à aquisição ou aluguel de imóvel.
Quem é responsável pelas aquisições?
As aquisições podem ser feitas por um departamento especializado em compras ( gerenciamento de aquisições centralizado) ou pela própria equipe do projeto ( gerenciamento de aquisições descentralizado ). Quando o departamento de compras é responsável cuidar das aquisições de todos os projetos, há mais controle sobre os esforços de contratação.
Como funciona o controle de aquisições?
Uma dica que funciona bem é controlar os pagamentos por entregas, em vez de controlá-los por horas, como é o habitual. Em resumo, o controle de aquisições inclui basicamente as atividades de coletar dados, monitorar indicadores, registrar o desempenho das aquisições, pagar faturas e elaborar relatórios.
Qual o processo de gerenciamento das aquisições?
Os processos de gerenciamento das aquisições são descritos da perspectiva do comprador. Para descrever o que está sendo adquirido e os direitos e as obrigações do vendedor e do comprador é feito um acordo entre as duas partes, normalmente, um contrato.
Quais são as etapas do processo planejar aquisições?
Resumidamente, as principais etapas do processo planejar aquisições: Decide-se quais pacotes de trabalho serão adquiridos externamente; Especifica o item a ser adquirido através da declaração de trabalho; Estabelece critérios de avaliação, requisitos contratuais e cria-se a solicitação da proposta (RFP);