E responsabilidade do condutor em relacao aos passageiros?

É responsabilidade do condutor em relação aos passageiros?

734. O transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas e suas bagagens, salvo motivo de força maior, sendo nula qualquer cláusula excludente da responsabilidade.

Quem é assaltado em ônibus tem direito a indenização?

Vítimas de assaltos dentro de ônibus têm direito a receber indenização pelos prejuízos desde que apresente as provas. Os passageiros são amparados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os assaltantes roubam a renda em posse do cobrador e ainda os passageiros do banco da frete.

Pode recusar a coisa cujo transporte não seja permitido?

O transportador deverá obrigatoriamente recusar a coisa cujo transporte ou comercialização não sejam permitidos, ou que venha desacompanhada dos documentos exigidos por lei ou regulamento. Como exemplo, o transporte de mercadorias, sem a competente nota fiscal.

LEIA TAMBÉM:   O que causa a falta de mobilidade urbana?

O que é caso fortuito externo?

O caso fortuito é uma das causas excludentes da responsabilidade civil, previsto no artigo 393 , do Código Civil : Art. Já o caso fortuito externo é alheio ou estranho ao processo de elaboração do produto ou execução do serviço, excluindo a responsabilidade civil.

Como evitar ser assaltado no ônibus?

4) Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais; 5) Quando estiver em um coletivo e este for invadido por ladrões, mantenha-se calmo. Não encare diretamente os assaltantes e nem tente dialogar com eles.

O que deve provar o passageiro que sofre um dano no caso de transporte coletivo?

Assim, certo que a responsabilidade do transportador é, via de regra, objetiva e, para que o passageiro receba indenização, deve provar que a incolumidade não lhe foi garantida, que o dano ocorreu, que o acidente se deu durante o transporte e que há nexo de causalidade entre o dano e o transporte.

LEIA TAMBÉM:   O que sao causas de dissolucao na formacao dos contratos?

Quem são os maiores responsáveis pela segurança no trânsito?

No trânsito uma regra é bastante simples: o maior sempre cuida do menor. Isso significa que, de acordo com o CTB, os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores e todos são responsáveis pelos pedestres.

Em quais situações é lícito ao transportador recusar a coisa a coisa a ser transportada?

Poderá o transportador recusar a coisa cuja embalagem seja inadequada, bem como a que possa pôr em risco a saúde das pessoas, ou danificar o veículo e outros bens.

Pode o transportador recusar passageiro?

O transportador não pode recusar passageiros, salvo os casos previstos nos regulamentos, ou se as condições de higiene ou de saúde do interessado o justificarem.

Qual o cinto de segurança do carro?

Cinto de segurança: todos os ocupantes do veículo devem estar com os cintos de segurança devidamente colocados. Esse é um item básico e essencial para a segurança. Buzina: Usada somente em situações de alerta de perigo, a buzina é um item essencial para o carro e deve estar em perfeito funcionamento.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo dura o CFP da PM AL?

Quais são os componentes da suspensão do carro?

O sistema de suspensão é composto principalmente pelos amortecedores e molas, mas também por outros componentes, como braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bielas. Mais adiante, detalharemos melhor o que são e para que servem os principais componentes da suspensão do carro.

Como garantir a estabilidade do automóvel?

Ao mesmo tempo que assegura uma experiência mais confortável ao usuário, a suspensão precisa garantir que a aderência do veículo à pista seja a maior possível. O sistema precisa, portanto, aliviar as vibrações da roda aos ocupantes e garantir a estabilidade do automóvel em curvas, freadas e irregularidades do terreno.

Por que assumir a responsabilidade?

Muitas vezes procuramos negar que determinado evento chegou a tal ponto por conta de nós mesmos. Entretanto, se assim o fizermos, acabamos negando uma oportunidade de crescer. Assumir a responsabilidade é um sinal de que você entende o seu papel ali e precisa mudar.