Quais sao os objetivos do Miqcb?

Quais são os objetivos do Miqcb?

O MIQCB tem como missão organizar as quebradeiras de coco babaçu para que conheçam seus direitos, a fim de promover a autonomia política e econômica em defesa das palmeiras de babaçu, dos territórios, do meio ambiente e da luta pela melhoria de suas condições de vida e de suas famílias, com base no bem viver.

Quem majoritariamente compõe o Movimento Interestadual das quebradeiras de coco babaçu?

O “Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco” (MIQCB) tem como característica marcante a força das mulheres que o compõe.

Como vivem as quebradeiras de coco?

Cerca de 400 mil mulheres, conhecidas como quebradeiras de coco, vivem com suas famílias na zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia. Seu sustento provém da coleta do fruto do babaçu, palmeira nativa da qual extraem óleo, leite e carvão.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a teia de aranha mais forte do mundo?

O que é a Lei do babaçu Livre?

O projeto, de autoria do deputado Domingos Dutra (PT/MA), proíbe a derrubada de palmeiras de babaçu nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Goiás e Mato Grosso, e cria regras para a exploração da espécie. …

O que motivou as mulheres de Itapecuru a se organizarem em torno do Coco Babaçu?

É dessa matéria-prima que as mulheres extrativistas da Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu de Itapecuru-Mirim utilizam para mostrar a riqueza dessa palmeira e comercializam os produtos para sustentar suas famílias. Passamos por vários órgãos para divulgar a riqueza e o sabor que o babaçu possui.

Qual é a importância do extrativismo do babaçu para as famílias que vivem no município de Cidelândia?

Uma relíquia natural cheia de vida e riquezas. A conservação desses palmeirais em Cidelândia, no sudoeste maranhense, se tornou essencial tanto para a manutenção do ecossistema como para a conservação do modo de vida das populações tradicionais da região.

Quando foi criada a Lei do babaçu Livre?

1997
A Lei foi sancionada em 1997. Depois uma nova, com mais artigos, em 2000.

LEIA TAMBÉM:   Vai ficar a patria livre ou morrer pelo Brasil?

https://www.youtube.com/watch?v=LT7yS4VGI6s