O que é Thh?

Identificada há quase um século, a telangiectasia hemorrágica hereditária (THH) é uma doença autossômica dominante na qual as comunicações arteriovenosas anormais, as assim chamadas telangiectasias, afetam a pele, o nariz, superfícies mucosas, pulmões, cérebro e trato gastrointestinal.

O que é telangiectasia cerebral?

Telangiectasias são vasos muito finos existentes na superfície da pele e que justamente por isso acabam sendo conhecidos popularmente como microvasos ou vasinhos. Configuram um problema basicamente estético já que não costumam apresentar sintomas, ou seja, os pacientes não têm sensações ruins atreladas a eles.

São hemorragias ocasionadas pelo enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos?

A maioria dos aneurismas não é perigosa. Porém, alguns podem se romper, levando à hemorragia interna. Aneurismas arteriais são dilatações localizadas de uma artéria, causadas pelo enfraquecimento das paredes do vaso, por trauma ou por doença vascular, criando uma protuberância da artéria.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um terceiro sargento da Forca Aerea?

O que é telangiectasias no rosto?

Veias finas aparecem com mais frequência nas bochechas, nariz, testa e queixo. Sabe aqueles vasinhos que algumas pessoas têm no rosto? Os chamados “telangiectasias” aparecem como pequenas veias finas e que geralmente se manifestam no nariz, nos lábios e nas bochechas.

O que é Síndrome de Rendu Osler Weber?

A doença de Rendu-Osler-Weber é uma enfermidade geneticamente transmitida com traço autossômico dominante de alta penetrância, caracterizando-se pela presença de displasia fibrovascular e visceral, com múltiplas telangiectasias, malformações arteriovenosas e aneurismáticas, que podem afetar o sistema cardiovascular.

O que significa veias reticulares e telangiectasias bilaterais?

As veias reticulares, também conhecidas como veias nutrícias ou “veias mães”, são maiores do que os “vasinhos”, apresentando entre 1 e 3 mm. Estas veias que levam ao aparecimento e perpetuação das telangiectasias. Eventualmente, os “vasinhos” também podem ocorrer devido alterações nas veias safenas.