Quais sao os exemplos de politica monetaria?

Quais são os exemplos de política monetária?

São exemplos de política monetária: 1 Open market; 2 Redesconto; 3 Depósito compulsório. More

Como manter a política monetária sob controle?

O principal objetivo da política monetária é manter a inflação sob controle. Para isso, o governo baseia-se em um regime de metas de inflação. Para um determinado ano é fixada uma meta para a inflação, e o Banco Central deve utilizar dos instrumentos de política monetária para cumpri-la.

Qual a desvantagem da política monetária contracionista?

No entanto, sua desvantagem é o fato de manter o país sujeito à inflação. A política monetária contracionista é o inverso da anterior. Ela é realizada quando o PIB e o consumo dentro de uma economia diminuem. Portanto, o Banco Central aumenta a taxa de juros. Ação que é feita quando a moeda dentro do fluxo econômico é reduzida.

Como a política fiscal pode contribuir para o crescimento do PIB?

LEIA TAMBÉM:   Como se calcula a porcentagem de aumento?

Em suma, é fundamental entender que a política fiscal por si só pode não chegar a um equilíbrio que possa proporcionar crescimento do PIB, do emprego e a redução da inflação. Como foi visto, a própria taxa de juros, que é controlada pelo lado monetário, pode contribuir para um crescimento do déficit público.

Quais são os instrumentos da política monetária?

São instrumentos utilizados pelo o Banco Central com a responsabilidade de conduzir a política monetária. Os instrumentos da política monetária são visto como um conjunto de ações que autoridades econômicas usam para controlar a oferta da moeda e a taxa de juros.

Quais as medidas adotadas na política monetária?

Entre as principais medidas adotadas na política monetária pode-se citar o recolhimento compulsório (um depósito obrigatório que os bancos comuns devem realizar, conforme a conveniência do BC) e a alteração da taxa básica de juros.