Quais sao os caminhos da Psicologia da Educacao?

Quais são os caminhos da Psicologia da Educação?

Um dos caminhos geralmente usados para se estabelecer os limites da Psicologia da Educação tem sido a análise histórica. Por meio dele tem-se acesso às propostas dos planos educacionais nacionais e internacionais sobre educação (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1993, 1996).

Quais são as seis principais abordagens da Psicologia da Educação?

Cinco são essas abordagens da psicologia mais populares: a tradicional, a comportamentalista, a humanista, a cognitivista e a sócio-cultural.

Quais são as principais contribuições da Psicologia para a Educação?

A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.

LEIA TAMBÉM:   Como o juiz determina o pagamento da pensao alimenticia?

Qual a relação entre a Educação e a Psicologia?

Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico. Ou seja, o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos.

Qual o principal objeto de pesquisa da Psicologia na Educação?

A Psicologia da Educação tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação, sob a ótica psicológica. Seu domínio é constituído pela análise psicológica de todas as situações da realidade educativa e não apenas a simples aplicação da psicologia às questões da educação.

Quais são as principais abordagens da Psicologia contemporânea?

Quais são as principais abordagens da psicologia?

  1. Análise bioenergética.
  2. Behavorismo.
  3. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
  4. Psicanálise de Freud.
  5. Psicanálise de Lacan.
  6. Psicanálise – teoria de Winnicott.
  7. Psicodinâmica.
  8. Psicologia Analítica Junguiana.

Por que a relação entre psicologia e Educação é antiga?

A Psicologia da Educação foi sendo construída com a finalidade de fornecer subsídios teóricos para a prática de ensinar e aprender, de forma a torná-las mais eficazes.