Índice
Quais são os caminhos da Psicologia da Educação?
Um dos caminhos geralmente usados para se estabelecer os limites da Psicologia da Educação tem sido a análise histórica. Por meio dele tem-se acesso às propostas dos planos educacionais nacionais e internacionais sobre educação (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1993, 1996).
Quais são as seis principais abordagens da Psicologia da Educação?
Cinco são essas abordagens da psicologia mais populares: a tradicional, a comportamentalista, a humanista, a cognitivista e a sócio-cultural.
Quais são as principais contribuições da Psicologia para a Educação?
A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.
Qual a relação entre a Educação e a Psicologia?
Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico. Ou seja, o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos.
Qual o principal objeto de pesquisa da Psicologia na Educação?
A Psicologia da Educação tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação, sob a ótica psicológica. Seu domínio é constituído pela análise psicológica de todas as situações da realidade educativa e não apenas a simples aplicação da psicologia às questões da educação.
Quais são as principais abordagens da Psicologia contemporânea?
Quais são as principais abordagens da psicologia?
- Análise bioenergética.
- Behavorismo.
- Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
- Psicanálise de Freud.
- Psicanálise de Lacan.
- Psicanálise – teoria de Winnicott.
- Psicodinâmica.
- Psicologia Analítica Junguiana.
Por que a relação entre psicologia e Educação é antiga?
A Psicologia da Educação foi sendo construída com a finalidade de fornecer subsídios teóricos para a prática de ensinar e aprender, de forma a torná-las mais eficazes.