Quais sao as tres divisões da vegetacao da Floresta Amazônica e suas caracteristicas?

Quais são as três divisões da vegetação da Floresta Amazônica e suas características?

A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.

Qual o nome da vegetação da Floresta Amazônica?

A vegetação é dividida em: Mata de várzea: localizada em áreas baixas, sofre inundações periódicas, conforme as cheias dos rios. Os solos da várzea são extremamente férteis devido aos sedimentos depositados pelas águas dos rios. Algumas espécies da várzea são: andiroba, jatobá, seringueira e samaúma.

Como se caracterizam as árvores das florestas?

LEIA TAMBÉM:   Quais foram as principais causas do fim da Idade Media que mudancas foram decisivas para que isto acontecesse?

Na floresta tropical, as árvores são sempre verdes e de folhas largas, caracteristicamente cobertas por trepadeiras (lianas) e epífitas.

O que apresenta unicamente características da caatinga?

Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas. As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-xique, a Aroeira e a Braúna.

Quais os três níveis da Floresta Amazônica Cite suas riquezas e características?

A floresta Amazônica é dividida ou classificada em mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. Mata igapó compreende uma cobertura vegetal que ocorre nas áreas de relevo suave (planícies) que se encontram às margens de rios, portanto, sofre inundações freqüentes.

Quais são os tipos de vegetação da Floresta Amazônica?

A vegetação da Floresta Amazônica também pode ser dividida em três formações vegetais: mata firme, mata de várzea e mata de igapó. Essas formações são classificadas conforme a quantidade de água que recebem.