Índice
- 1 Quais são as principais variáveis do processo de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao ambiente aquático?
- 2 Como ocorre o processo de imersão na água?
- 3 Quais os 3 tipos de concepções de aprendizagem da natação?
- 4 Quais são os elementos básicos para o ensino da natação?
- 5 Por que devemos iniciar o processo de adaptação ao meio aquático pelo ensino da respiração?
- 6 Por que os saltos para a água podem ajudar no processo de adaptação ao meio aquático?
Quais são as principais variáveis do processo de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao ambiente aquático?
O curso de Natação: Adaptação ao meio aquático levanta questões básicas sobre as 3 principais variáveis para poder aprender a nadar. São elas: Respiração, Flutuação e Propulsão.
Como ocorre o processo de imersão na água?
Lei de Pascal afirma que, quando um corpo é imerso na água, a pressão do líquido é aplicada sobre todas as áreas da superfície do corpo imerso, sendo diretamente proporcional à profundidade e à densidade do líquido: quanto maior a profundidade e a densidade, maior será a pressão hidrostática exercida.
O que você entende por adaptação ao meio líquido de um exemplo de atividade para adaptação a respiração aquática?
ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO É o período de domínio do corpo no meio aquático ou seja, é o primeiro momento de familiarizar-se com o meio aquático, adquirindo confiança e domínio da água, após esta fase, o aluno irá aprender as técnicas dos nados.
O que é a adaptação ao meio aquático?
A adaptação ao meio aquático compreende a aquisição de habilidades aquáticas fundamentais, atitudes e aprendizagens, descendendo à aquisição de habilidades aquáticas mais avançadas, como as técnicas de nado e segurança no meio aquático.
Quais os 3 tipos de concepções de aprendizagem da natação?
Machado (1978) traz sugestões de concepções de ensino que compõem o tripé da pedagogia da natação: Concepção global; Concepção analítica; Concepção Sintética. A concepção global é a corrente pedagógica mais velha de ensino da natação.
Quais são os elementos básicos para o ensino da natação?
De acordo com Rohlfs (1999) e Lima (1999), na atualidade a seqüência pedagógica está composta pelas seguintes etapas: familiarização ou adaptação ao meio líquido, flutuação, respiração, propulsão e mergulho elementar.
Quais os efeitos Fisiologicos da imersão?
A resposta renal à imersão inclui o débito urinário aumentado (diurese) com perda de volume plasmático, sódio (natriurese), perda de potássio (potassiurese) e supressão de vasopressina, renina e aldosterona plasmática. A imersão em água fria potencializa esta resposta.
Quais são as alterações cardiovasculares que ocorrem com a imersão na água E o que isso interfere na conduta fisioterapêutica durante o atendimento na hidrocinesioterapia?
Na prática de exercícios em imersão, as respostas produzidas pela atividade física se somam às respostas desencadeadas pela imersão, uma das quais é um aumento da pressão arterial (PA) e da freqüência cardíaca (FC) em menor intensidade do que em exercícios realizados em solo, para o mesmo nível de consumo de oxigênio ( …
Por que devemos iniciar o processo de adaptação ao meio aquático pelo ensino da respiração?
A adaptação ao meio aquático, inicia-se logo quando o aluno avista a piscina. A primeira fase de adaptação, é uma fase de descoberta, ou seja, uma aproximação ao novo meio. Devemos, a principio, evitar perturbar o menos possível os hábitos de equilíbrio do aluno, para que este não se assuste.
Por que os saltos para a água podem ajudar no processo de adaptação ao meio aquático?
O salto é importante para uma boa entrada na água e como meio de autoconfiança. O salto deve ser explorado através de variadas situações, para o desenvolvimento de uma percepção da posição relativa ao resto do corpo e as suas implicações no equilíbrio.
Quais são os passos que devem ser seguidos para a ambientação ao meio aquático?
Respiração e adaptação: deslocamentos e respiração; 2. Flutuação e propulsão ventral; 3. Propulsão ventral e início da flutuação dorsal; 4. Flutuação ventral sem apoio e recuperação do corpo; 5.