Quais sao as pensões publicas?

Quais são as pensões públicas?

Na prática existem pensões públicas obrigatórias, contributivas e não contributivas – que são pagas pelo Estado – e pensões privadas complementares ou voluntárias. As pensões contributivas cobrem todos os trabalhadores dependentes, independentes e ainda os funcionários públicos contratados até ao fim de 2005.

Por que as pensões privadas são complementares?

Já as pensões privadas são, na maioria dos casos, complementares às atribuídas pelos sistemas públicos, sendo baseadas no método de capitalização. As contribuições dos beneficiários são geridas por sociedades gestoras de fundos de pensões ou seguradoras.

Qual o regime de pensões em Portugal?

Em Portugal, o sistema de pensões prevê um regime geral obrigatório para todos os trabalhadores por conta de outrem e por conta própria do setor privado. Na prática existem pensões públicas obrigatórias, contributivas e não contributivas – que são pagas pelo Estado – e pensões privadas complementares ou voluntárias.

LEIA TAMBÉM:   O que sao cultura nos dias de hoje?

Por que é essencial conhecer o sistema de pensões em Portugal?

Destacamos alguns pontos que é essencial conhecer no que diz respeito à realidade portuguesa. Em Portugal, o sistema de pensões prevê um regime geral obrigatório para todos os trabalhadores por conta de outrem e por conta própria do setor privado.

Por que as pensões pagas pela segurança social são mais elevadas?

As pensões pagas pela CGA são mais elevadas do que as pagas pela Segurança Social, o que se justifica pelos salários mais elevados na Administração Pública (que tem trabalhadores mais qualificados) e pelas carreiras contributivas mais longas (Corrêa de Aguiar, 2015).

Quais as mudanças no sistema público de pensões?

Recentemente foram introduzidas alterações às regras de funcionamento do sistema público de pensões, com o objetivo de o tornar mais sustentável financeiramente. Entre as principais mudanças está a passagem da idade da reforma para os 66 anos, assim como a indexação à evolução da esperança de vida.