Quais sao as consequencias da expansao europeia?

Quais são as consequências da expansão europeia?

as consequências da expansão europeia – o comércio Isto resulta da mudança do eixo económico, que passa para o oceano Atlântico. Ao formar-se o sistema colonial, ativa-se a economia e o comércio, mas também a migração de pessoas para fora do continente.

Quais foram os motivos para a expansão marítima?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.

Quais são as primeiras condições para o desenvolvimento do processo da expansão marítima?

Em seu conjunto, esta expansão marítima europeia é mais comumente chamada como as Grandes Navegações. As primeiras condições para o desenvolvimento deste processo podem ser datadas ainda do século XVIII, quando ocorreram as invasões islâmicas na Península Ibérica.

LEIA TAMBÉM:   Quantos dias dura uma pilha de aparelho auditivo?

Quais são as consequências econômicas da expansão europeia?

Nos finais do século XIV, o século assolado por fomes, pestes e guerras, tudo estava em défice. Face a essa conjuntura de problemas económicos, políticos e sociais, a agricultura, que era a base da economia, não podia dar resposta às profundas necessidades que a Europa passava. Parecia que o comércio também não.

Quais eram os perigos imaginários da expansão marítima europeia?

Os perigos imaginários eram muitos, como a crença de que a Terra era achatada e que quem se afastasse muito do litoral cairia num abismo; ou de que na altura da linha do Equador as águas ferviam, incendiando os navios; ou ainda de que o mar era habitado por monstros terríveis etc.

Qual o motivo da expansão marítima portuguesa?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

LEIA TAMBÉM:   Como se formam os pequenos cursos de agua?

Quais foram as consequências positivas da expansão marítima europeia?

Saiba quais foram as principais consequências da expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI. Pergunta: Quais foram as consequências da expansão marítima dos séculos XV e XVI? O aumento na cunhagem de moedas de ouro e prata foi um dos principais efeitos da expansão marítima europeia.

Quais foram as consequências para as populações nativas da América com a expansão marítima?

A “descoberta” da América foi responsável por uma verdadeira revolução. Os europeus entraram em contato com novos povos e novas culturas. Esse encontro, no entanto, resultou no massacre da cultura ameríndia e da cultura africana, ambas utilizadas como mão de obra escrava pelos europeus.

Qual foi o processo da expansão marítima?

Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia. Isso só foi possível quando no final da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro.

LEIA TAMBÉM:   Qual a fase de execucao do processo?

Quais são as principais características da expansão marítima?

Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações e tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais) quanto pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos), pela pretensão de expansão …