Quais sao as apolices de seguros?

Quais são as apólices de seguros?

Existem muitos tipos de apólice de seguros, que podem variar de acordo com a modalidade contratada, ou seja, o objeto e/ou situação segurados — transporte, empresarial, saúde, imóveis, automóveis, garantia, responsabilidade civil etc. — ou com as características do contrato. É o que veremos a seguir.

Como a invalidez está coberta pelos seguros de vida?

Além da morte, que todas as apólices incluem, também a invalidez está coberta pelos seguros de vida. Mas aqui começam as diferenciações.

Qual a finalidade do seguro de vida?

O seguro de vida tem como principal finalidade proteger os titulares do crédito à habitação e a sua família em caso de morte ou invalidez, mas não é um seguro obrigatório por lei. No entanto, no crédito à habitação a lei prevê que como reforço da garantia, ou seja da hipoteca, a instituição de crédito possa solicitar a sua contratação.

Como faço para atualizar o capital do seguro de vida?

As seguradoras são obrigadas a atualizar o capital do seguro com a mesma periodicidade da amortização do crédito (regra geral, mensalmente). Se já tens um empréstimo e queres verificar se compensa transferir o seguro de vida para uma outra seguradora deves começar por perguntar ao banco qual o efeito da mudança.

Como entregar a apólice de seguro?

A apólice pode ser entregue em papel ou, caso o tomador do seguro concorde, em suporte eletrónico duradouro, que lhe permita guardá-la e aceder-lhe facilmente (por exemplo, um ficheiro enviado por correio electrónico). O tomador do seguro pode exigir a entrega da apólice de seguro a qualquer momento, mesmo depois de o contrato cessar.

Qual a validade do bilhete de seguro e apólice de seguro?

“Bilhete de Seguro e Apólice de Seguro são dois documentos com a mesma validade legal perante a Lei do Estágio 11.788, de 26/11/2008”. Algumas Seguradoras emitem Bilhetes, outras emitem Apólices.

LEIA TAMBÉM:   Como e feita a contagem de prazos na Justica Federal?

Quais são as cláusulas básicas do seguro?

Cláusulas básicas do seguro, comuns a todos os tomadores do seguro, referentes às coberturas, exclusões e deveres e obrigações de ambas as partes. Cláusulas que complementam as condições gerais e que se referem a coberturas adicionais contratadas pelo tomador do seguro e que são identificadas nas condições particulares.

Como é a apólice de seguro de vida individual?

Como o nome já diz, a apólice de seguro de vida individual é negociada diretamente em nome de um único estipulante junto à seguradora. Esse modelo, conforme explicado acima, oferece mais liberdade para personalizações, mas, por outro lado, pode sair mais caro do que na entrada em apólices coletivas.

Quando é feita a emissão da apólice?

A emissão da apólice pode ser feita em até 15 dias após a contratação, período no qual o segurado estará coberto pelo seguro, mesmo sem esse documento em mãos. Em contrapartida, a seguradora pode, nesse intervalo, recusar o pedido do cliente em virtude do resultado da análise de risco.

Qual o prazo para liberação do capital seguro de vida?

Tanto a Resolução nº 117/2004 do Conselho Nacional de Seguros Privado (CNSP) quanto a Circular nº 302/2005 da SUSEP determinam o prazo máximo de 30 dias para a liberação do capital segurado, prazo que se inicia a partir da entrega da documentação completa à seguradora. Seguro de vida tem benefícios fiscais? Sim.

Como oficializar o serviço de apólice?

Para oficializar esse serviço, é gerado um contrato que chamamos de apólice. Esse documento é o que atesta que o segurado terá apoio em determinadas situações de risco. Contudo, poucos sabem que é possível fazer diferentes tipos de apólices de acordo com a necessidade do contratante.

Como é possível transferir o seguro para o novo proprietário?

Por outro lado, se vender o seu veículo, não é possível transferir o seguro para o novo proprietário, ou seja, o seguro em causa termina às 24 horas do dia da venda, tendo o novo proprietário de celebrar outro contrato de seguro. Assim, o tomador do seguro deve comunicar de imediato ao seu segurador a venda do automóvel.

Como transferir o seguro para outro carro?

Como transferir o seguro automóvel para outro carro Se comprar um carro novo e quiser transferir o seguro do anterior o processo de transferência é simples. Basta contactar a seguradora e negociar as condições do seguro para o carro novo.

Qual o prazo para contratar um seguro com pessoas singulares?

No âmbito dos contratos com pessoas singulares, é de salientar que as companhias de seguros dispõem de um prazo de 14 dias, contados a partir da data em que recebem a proposta do tomador do seguro, para dar o seu parecer.

Quais são as cláusulas de uma apólice de seguro?

De maneira geral, uma apólice de seguro possui os dados pessoais do segurado e os dados da seguradora que fornece o serviço. Além disso, três principais cláusulas ou condições que devem estar na apólice. Condições gerais: são os direitos e deveres de cada parte do contrato, ou seja do segurado e da seguradora.

LEIA TAMBÉM:   Qual o tamanho de um prato de sobremesa?

Qual a apólice de seguro resgatável?

Apólice de seguro resgatável: Diferente dos outros tipos de seguro, nessa apólice o segurado pode resgatar o valor que foi investido no seguro, ou seja, receber pagamentos de prêmio. Quanto mais tempo o seguro ficar ativo maior a porcentagem que o segurado pode receber em relação ao total pago até aquele momento.

Qual a apólice individual de seguro de vida?

Esses tipos de apólice de seguro de vida se referem ao número de segurados incluídos no contrato com a seguradora. A apólice individual garante uma personalização maior acerca dos termos firmados e é mais utilizada em casos especiais.

Qual a cobertura básica de um seguro?

Esse tipo de documento pode ter coberturas de ramos diferentes de seguros. Ou seja, garante proteção a mais de um tipo de risco. Ele pode englobar, por exemplo, tanto prejuízo ao segurado quanto aos seus bens. Diríamos que esta é a cobertura básica. Esse tipo de apólice só pode cobrir aquilo que é explícito no contrato.

Quais são os passos principais para contratar um seguro?

São cinco os passos principais para a contratação de um seguro: a cotação de seguro, vistoria do carro, análise de proposta, entrega de documentos e assinatura do contrato. A seguir, explicamos cada uma delas. Fazer a cotação do seguro é um dos passos mais importante na hora de contratar um seguro.

Que tipos de seguros de acidentes pessoais existem?

Que tipos de Seguros de Acidentes Pessoais existem? Seguro de Acidentes Pessoais Individual – normalmente o Tomador do Seguro (ou seja, aquele que celebra o contrato com a Companhia) e a Pessoa Segura (ou seja, aquele cuja integridade física se segura) são a mesma pessoa. Seguro de Acidentes Pessoais Grupo – o Tomador é diferente da Pessoa Segura.

Como funciona o seguro de acidentes de trabalho?

O seguro de acidentes de trabalho serve para garantir os cuidados médico-hospitalares e indemnizações necessários à compensação dos danos sofridos por um trabalhador em caso de acidente ocorrido durante o horário de trabalho, ou no percurso de e para o local de trabalho.

Qual a ausência de contratação do seguro de acidentes?

A ausência de contratação deste seguro é considerada, nos termos da lei, uma contraordenação muito grave. Em caso de acidentes, a empresa ficará com o encargo de pagar todas as despesas decorrentes do acidente (tratamentos médicos e eventuais pensões que tenham de ser pagas).

Qual a apólice do segurado?

Esta, por sua vez, é a empresa responsável por intermediar os envolvidos no sinistro e dar amparo à pessoa do segurado. Na apólice você encontra discriminadas certas condições como: o bem segurado, a cobertura, garantias, valor do prêmio, o segurado e os prazos.

Quais são as condições gerais do seguro?

As Condições Gerais contém as cláusulas genéricas válidas para todos os contratos de um determinado Ramo de Seguro. As Condições Especiais contém as cláusulas válidas para uma determinada Modalidade do seguro. As Condições Particulares contém as inclusões e exclusões de uma certa Modalidade em particular.

LEIA TAMBÉM:   Porque meu filho comecou a gaguejar?

Qual o prazo de emissão de uma apólice de seguro?

O prazo de emissão de uma apólice de seguro é de cerca de 15 dias após o início da vigência. Algumas seguradoras têm um prazo menor, mas, em média, é o tempo que a maioria delas informa ao cliente. Isso não significa, por exemplo, que a sua proteção demorará 15 dias para se iniciar.

Como possuir mais de um seguro?

Possuir mais de um seguro não é ilegal. Mas o Código Civil estabelece que, no caso de um novo seguro para o mesmo bem, a pessoa deve comunicar por escrito à seguradora inicial, pois, caso haja sinistro, o valor da indenização não pode ultrapassar o valor real do bem.

Qual o valor da indenização para um novo seguro?

Mas o Código Civil estabelece que, no caso de um novo seguro para o mesmo bem, a pessoa deve comunicar por escrito à seguradora inicial, pois, caso haja sinistro, o valor da indenização não pode ultrapassar o valor real do bem. O ideal é sempre avaliar se não é melhor aumentar o capital segurado em uma única apólice do que contratar outra.

Posso renovar o meu seguro coletivo?

Nos seguros coletivos, a renovação que não implicar alteração da apólice com ônus ou deveres adicionais para os segurados ou a redução de seus direitos, poderá ser feita pelo estipulante. 18- A seguradora é obrigada a renovar o meu seguro?

Quem é o segurado do carro?

De uma forma bem simples, o segurado é a pessoa que contrata o seguro, o proprietário é aquele que possui propriedade sobre o carro e o condutor principal é o indivíduo que mais utiliza o veículo.

Quais são os documentos necessários para contratar uma apólice de seguro?

Confira a seguir quais são os documentos necessários para fazer uma apólice de seguro! Quem está contratando uma apólice de seguro precisa apresentar os seguintes documentos pessoais: RG, CPF e carteira de motorista, no caso de um seguro de automóvel, ou certificado de posse do bem a ser segurado. Digamos que o bem a ser segurado seja um automóvel.

Por que a seguradora muda o custo do seu carro?

Situações desse tipo ocorrem porque a seguradora leva em conta os mais variados fatores para definir o custo do seguro e o valor da indenização da apólice. Se os dados sobre o seu carro mudam, é bem provável que prêmio e indenização também mudem. Por isso, a empresa deve ser informada.

Será que o segurado perca a indenização?

Dependendo da seguradora e do acessório, a falta de endosso pode fazer com que o segurado perca a indenização. Se as peças estiverem incluídas na cobertura, mesmo que algo aconteça apenas com elas, o segurado pode ter direito a um ressarcimento.

Quando começa a validade do seguro para outro veículo?

A validade de seu seguro começa e termina 24 horas depois das datas indicadas na apólice. Tudo isso significa que é possível usar o mesmo seguro para outro veículo, desde que as informações sejam atualizadas, e as mudanças aceitas pela seguradora. O que é o endosso?

Como os corretores de seguros vendem seguros?

Os corretores de seguros vendem seguros de vida, saúde, residência e automóveis, entre outros, além de aconselhar e dar o suporte técnico necessário aos clientes, “traduzindo” os termos legais das apólices e facilitando o entendimento dos direitos e deveres dos segurados.

Qual a carreira do corretor de seguros?

Sobre a Carreira do Corretor de Seguros A profissão de corretor de seguros é regulamentada pela Lei 4.594, de 29 de dezembro de 1964. De acordo com a legislação brasileira, só pode atuar como corretor de seguros quem preencher os seguintes requisitos:

Qual é o piso salarial de uma corretora de seguros?

Na média, o piso para profissionais contratados por corretoras de seguros no Brasil é de pouco mais do que um salário mínimo. A função de corretor, quando se trata de empregados assalariados de corretoras, recebe esse piso salarial como remuneração fixa mais uma parte variável (comissões de vendas, gratificações e adicional por tempo de serviço).