Quais os tipos de administracao de medicamento via topica?

Quais os tipos de administração de medicamento via tópica?

Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.

Qual é a via tópica?

Via tópica: Utilliza-se essa via quando os medicamentos são administrados sobre a pele, de modos diferentes e em várias formas de apresentação farmacêutica, com o propósito fundamental de exercerem ações locais.

LEIA TAMBÉM:   O que e sinecologia Cite um exemplo?

Quais são os medicamentos intravenosa?

A via endovenosa é aquela em que o medicamento é administrado na veia do paciente ou em um acesso via diversos tipos de equipo. É indicada para situações emergenciais e aplicações de grandes volumes de substância, mas requer atenção aos sintomas do paciente.

São exemplos de via tópica?

Exemplos de aplicação da via tópica são as aplicações epidérmicas (diretamente sobre a pele), como testes de alergia e anestesia local; inaláveis, como medicamentos para a asma; enemas, como os meios de contraste para imagem digestiva; colírios, como os antibióticos para a conjuntivite; e gotas ontológicas, como …

Quando é indicado administração via tópica?

A administração de um medicamento por via tópica visa a obtenção de uma acção local sobre o tecido ou órgão afectado, de modo a que os princípios activos passem em quantidade diminuta para a circulação sanguínea, evitando-se os efeitos sistémicos.

Quais são as vias enterais e parenterais?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

LEIA TAMBÉM:   Quando emagrece a barriga fica mole?

O que é uma via cutânea?

Via Cutânea: A pele apresenta efetiva barreira à passagem de substâncias. No entanto medicamentos podem ser administrados por via cutânea para obtenção fundamentalmente de efeitos tópicos. Sob certas circunstâncias produzem efeitos sistêmicos, terapêuticos ou tóxicos.

Qual o objetivo de administrar medicação por via tópica?

Para que serve a injeção intravenosa?

A via IV permite a administração de medicamentos diretamente na corrente sanguínea, através de um acesso venoso superficial ou profundo. A solução a ser administrada deve ser límpida, transparente, não oleosa e não deve conter cristais visíveis em suspensão.

O que é intramuscular ou intravenosa?

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Quais são as vias enterais?

O que é via de administração cutânea?

Qual o objetivo da administração de medicamento?

Introdução: A prática de administração de medicamentos é um processo complexo e multidisciplinar, cujos profissionais têm um objetivo comum, que é prestar assistência de qualidade, com segurança e eficácia ao cliente.

LEIA TAMBÉM:   Qual a taxa de corretagem de acões?

O que é via mucosa?

Via mucosa: O poder absorvente das mucosas constitui uma de suas características siológicas, uma vez que encontramos nessa área uma rica rede de capilares que facilita a absorção dos fármacos aplicados.

O que é uma via tópica?

Como identificar o paciente antes de administrar os medicamentos?

Esclarecer as dúvidas existentes antes de administrar os medicamentos; 7. Identificar o paciente antes e administrar o medicamento, solicitando nome completo; 8. Observar a regra dos 5 certos: paciente certo, medicação certa, dose certa, via certa e hora certa; 9.

Quando o medicamento deixar de ser administrado?

Quando o medicamento deixar de ser administrado – por estar em falta, por recusa do paciente, jejum, esquecimento, ou erro – fazer a anotação no relatório; 10. Correspondência de doses: Colher de sopa (15 ml), colher de sobremesa (10 ml), colher de chá (5 ml), e de café (3 ml);

Qual a posologia do medicamento?

A posologia é a parte que diz respeito à dosagem do medicamento. Nesse item são importantes os conceitos de dose máxima, mínima, eficaz e dose de manutenção.

Como a medicação pode ser aplicada?

Via Tópica. A medicação pode ser aplicada de forma Tópica, diretamente no local onde deverá agir: via dérmica, espalhada na pele; via ocular ou oftálmica, diretamente no globo ocular; via auricular ou otológica, na cavidade do ouvido; via nasal, através de gotas ou spray nasal diretamente no nariz; e vaginal e anal através de pomadas,