Como funciona o tratamento da equoterapia?

Como funciona o tratamento da equoterapia?

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Quem deve fazer equoterapia?

Quem deve fazer equoterapia? A prática é muito recomendada para pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos: O atendimento com a equoterapia será iniciado após parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.

Quanto custa uma sessão de equoterapia?

Para ajudar quem vive nessas condições, médicos têm indicado a equoterapia como ajuda no tratamento. Um mês de sessões, no entanto, pode custar em torno de R$ 400, valor que nem todos conseguem pagar.

Para que serve a Eco terapia?

Melhora da postura e do equilíbrio; Aumenta a auto-estima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar; Melhora o tônus muscular; Permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.

LEIA TAMBÉM:   O que leva a rebeldia?

Como é feita a terapia com cavalos?

Durante a terapia, o animal consegue, por empatia, ler e espelhar a linguagem corporal do paciente. Assim, pode acessar e identificar com rapidez a questão a ser trabalhada. Existem até casos em que o animal chora durante a sessão.” Durante o processo, os cavalos e os participantes dividem o mesmo ambiente.

O que precisa para fazer equoterapia?

Equipe Mínima Obrigatória para a Terapia: Profissional de Equitação em Equoterapia: necessário que tenha o certificado de Ensino Médio completo e preferencialmente os cursos de Equitação da escola de Equitação do Exército e Habilitação de Profissional de Equitação para Terapias com Equinos.

Quais as indicações e Contra-indicações da equoterapia?

Confira algumas contraindicações para a equoterapia:

  • Instabilidade atlanto-axial, no caso de alteração para as pessoas com síndrome de down;
  • Deformidade de quadril (luxação, entre outros);
  • Deformidade de coluna; ( também – escoliose acima de trinta graus);
  • Traqueostomia;
  • Gastrostomia sem bóton;

Quanto tempo dura uma sessão de equoterapia?

As sessões de equoterapia duram 30 minutos, no máximo duas vezes por semana. “É o tempo necessário para a pessoa que está montada receber em torno de 2.200 estímulos ao Sistema Nervoso Central; mais do que isso pode causar fadiga muscular”, ressalta a terapeuta.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a funcao de um gestor municipal?

Qual os benefícios da equoterapia?

Os benefícios da equoterapia: Mobilização pélvica, coluna lombar e articulações do quadril. Melhora do equilíbrio e da postura. Desenvolve coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão. Estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensorial – motora.