Quais os setores de uma cooperativa?

Quais os setores de uma cooperativa?

Conheça, abaixo, cada um dos 7 ramos do cooperativismo brasileiro.

  1. Ramo Agropecuário.
  2. Ramo Consumo.
  3. Ramo Crédito.
  4. Ramo Infraestrutura.
  5. Ramo Saúde.
  6. Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
  7. Ramo Transporte.

O que se entende por cooperativismo?

É um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo.

Quais são as cooperativas?

As cooperativas são pessoas coletivas autónomas, de livre constituição, de capital e composição variáveis, que, através da cooperação e entreajuda dos seus membros, com obediência aos princípios cooperativos, visam, sem fins lucrativos, a satisfação das necessidades e aspirações económicas, sociais ou culturais daqueles. (n.º 2 do art.º 2.º)

Qual a finalidade do cooperativismo?

Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. As premissas do cooperativismo são: Ação conjunta, voluntária e objetiva para coordenação de contribuição e serviços; Obtenção de resultado útil e comum a todos.

LEIA TAMBÉM:   Qual a magia do Nozel?

Como a cooperativa não é uma empresa capitalista?

Como a cooperativa não é uma empresa que visa lucros, não é uma empresa capitalista, ela faz o quê? Faz com que o bem de um se transforme para todos — diz o diretor de cooperativismo da Cooplacana, Arnaldo Bortoletto.

Qual a área de atuação do produtor cooperado?

Hoje ampliou a área de atuação e trabalha ainda como cooperativa de grãos, hortifrutigranjeiros e também de leite. São nove mil cooperados em vários Estados. O produtor cooperado consegue sementes com melhores condições, rações para os animais e ainda melhor colocação do produto no mercado.