Quais os efeitos do Simples Nacional para as micro e pequenas empresas?

Quais os efeitos do Simples Nacional para as micro e pequenas empresas?

Além disso, a nova lei trouxe uma grande desvantagem para as MPE: o Simples Nacional revogou o Simples Federal, e essas MPE deixaram de poder pagar os tributos federais de forma uni- ficada – pagamento esse, sim, que garantia vantagens às MPE, cujos clientes precisam dos créditos de ICMS.

Quem está impedido de entrar no Simples?

Empresas que realizem cessão ou locação de mão-de-obra; Empresas que tenham obtido no ano de início de atividades uma receita superior ao limite proporcional de R$ 400.000,00 do Simples Nacional; Empresas que possuem débitos com o INSS ou as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal.

Quais são os impostos que as empresas precisam pagar?

No geral, as empresas precisam pagar 8 impostos cujas taxas variam de acordo com o regime tributário em que elas estão enquadradas. Quem é optante pelo Lucro Presumido ou Real, deve fazer o cálculo e o pagamento de cada um individualmente, enquanto no Simples Nacional eles são calculados juntos no DAS.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona a certidao de casamento?

Quais são os tributos sobre empresas do país?

(vi) o lucro (IRPJ e CSL). A incidência desses tributos varia em função do setor de atuação e do porte da empresa.” Esses tributos também podem ser classificados conforme os níveis de governo que os recolhem. Para facilitar, detalhamos abaixo alguns dos principais tributos sobre empresas do país:

Qual é o imposto de renda da empresa?

Este é o Imposto de Renda da empresa e é calculado sobre o faturamento que ela teve nos últimos 12 meses. A alíquota é de 15\% sobre o lucro real, presumido ou arbitrado.

Quais são os impostos sobre produtos industrializados?

Assim como o IRPJ, o PIS/COFINS também é retido pelos clientes no momento do pagamento das faturas. IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): é um importo sobre produtos industrializados, que são tributados no momento em que saem da fábrica.