Quais fatores devem ser levados em consideracao no plantio de cultivos mais adensados de palma?

Quais fatores devem ser levados em consideração no plantio de cultivos mais adensados de palma?

O espaçamento no plantio da palma forrageira varia de acordo com a fertilidade do solo, quantidade de chuvas, finalidade de exploração e com sua utilização ou não em consórcio com outras culturas. O cultivo da palma forrageira em espaçamento adensado tem sido mais utilizado recentemente.

Quais as características da palma?

Características: Planta xeromorfa, possui caule cilíndrico e seus ramos (cladódios), conhecidos como palmas (ou raquetes, são achatados, carnosos e em formato oval. Tanto o fruto como a utilização da palma como verdura e para fazer diversos outros pratos ainda é tratado com preconceito alimentar.

Qual é a importância de entender a morfologia da palma forrageira?

Segundo Oliveira Júnior et al. (2009), o espaçamento de plantio na cultura da palma forrageira pode afetar a interceptação da luz e a eficiência fotossintética, influenciando no desenvolvimento e na produtividade da cultura. Plantios menos adensados facilitam os tratos culturais e reduzem os riscos de pragas e doenças.

LEIA TAMBÉM:   Quem faz a contestacao?

Quanto produz um hectare de palma?

A produtividade da palma adensada depende do espaçamento utilizado, assim: – um hectare de palma plantado no espaçamento de 1 x 0,50m, produz 220 toneladas por hectare a cada dois anos; – um hectare de palma plantado no espaçamento de 1x 0,25m, produz 300 toneladas por hectare a cada dois anos.

Qual o melhor adubo para Palmas?

O esterco bovino é a fonte de adubação mais utilizada da cultura da palma forrageira.

Quais são os tipos de palma?

No Brasil existem diversas variedades de palma, sendo as predominan- tes a palma redonda, miúda, IPA Sertânia, a orelha de elefante mexicana e gigante.

Qual a função da palma forrageira no Nordeste?

Neste cenário a palma forrageira se destaca como planta forrageira ideal para mitigar os efeitos do baixo rendimento da pecuária no semiárido. Se bem manejada, a palma é capaz de atingir altas produtividades, garantindo a suplementação dos animais.

Qual a melhor palma forrageira?

Para o Espírito Santo, a recomendação de plantio nas propriedades rurais é a palma-miúda, pois apesar de apresentar uma produtividade inferior à da palma-gigante, possui paladar mais agradável, maior teor de matéria seca e maior tolerância à cochonilha-do-carmim (Dactylopius opuntiae).