Quais eram os tres principais cargos do Governo-Geral no Brasil Colônia?

Quais eram os três principais cargos do Governo-Geral no Brasil Colônia?

Ouvidor-mor: responsável pelas questões jurídicas e pela aplicação da lei portuguesa na Colônia. Provedor-mor: responsável pela arrecadação dos impostos e pelo controle do orçamento da Colônia. Capitão-mor: responsável pelo desenvolvimento das defesas da Colônia, seja contra ataques estrangeiros, seja contra indígenas.

Qual o objetivo da criação dos governos gerais na colônia?

O Governo Geral. Com a finalidade de “dar favor e ajuda” aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral. O documento detalhava as funções do novo representante do governo português na Colônia.

Quem poderia ser vereador no período colonial?

Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador. Escravos, judeus, estrangeiros, mulheres e degredados não podiam se tornar vereadores. As Câmaras Municipais eram dirigidas pelo juiz ordinário, escolhido pelos integrantes da elite da cidade.

LEIA TAMBÉM:   Qual a pontuacao para passar no CFC?

O que estudar sobre Brasil Colônia?

O que foi o Brasil Colônia? O Brasil Colônia foi o período compreendido entre os anos de 1500 até 1822, quando Portugal colonizou as terras brasileiras. Essa colonização começou de fato em 1530, logo após a crise do comércio com as especiarias, que era a atividade econômica preferida dos portugueses.

Qual é a função do Governo geral?

Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.

Quais as características do Governo geral no Brasil?

O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.

Quem pode ser vereador atualmente?

Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 18 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista. Cada câmara pode ter no mínimo nove e no máximo 55 vereadores. O total de vagas depende do tamanho da população de cada cidade.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona o financiamento passo a passo?

Quem poderia ser homem bom no período colonial?

Para alcançar a condição de “homem bom”, era necessário que o indivíduo fosse maior de 25 anos de idade, casado ou emancipado, praticante da fé católica e não possuísse nenhum tipo de “impureza racial”. Além disso, estes mesmos homens deveriam ter a posse de terras que legitimavam sua condição social distinta.