Quais documentos devem ser guardados pelas empresas?

Quais documentos devem ser guardados pelas empresas?

Os principais documentos que devem ser guardados pelas empresas são os relativos aos tributos, como guias de recolhimento, notas fiscais, documentos contábeis, livros fiscais e declarações entregues ao Fisco; bem como os comprovantes trabalhistas, a exemplo dos contratos de trabalho, livro ou ficha de registro e recibos de salários.

Por que você não tem o hábito de guardar comprovante de pagamento?

Isso porque, se você não possui o hábito de guardar comprovante de pagamento, ou seja, controlar as suas contas, dificilmente você irá notar se receber um boleto com cobrança indevida. Simplesmente irá passar despercebido e você pagará uma conta que não precisava.

Quanto tempo precisam os documentos de quitação do tributo?

Para ser mais exato, esses documentos precisam ser guardados por um período de cinco anos. Isso porque qualquer irregularidade com a quitação do tributo (o não pagamento, por exemplo) pode resultar na inscrição do nome do proprietário em dívida ativa.

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Quanto Tempo é necessário armazenar documentos trabalhistas?

No entanto, em alguns casos é necessário armazenar os documentos trabalhistas por dez anos – como a folha de pagamento e o registro eletrônico –, além da recomendação de se arquivar os documentos relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por 30 anos.

Qual o prazo de guarda desses documentos?

Pedido de compensação ou restituição: o prazo de guarda desses documentos deve ser acrescido em 5 (cinco) anos, a contar da data do envio do pedido.

Por que não guardar todos os documentos?

Se, por um lado, guardar todos os documentos pode gerar um acúmulo desnecessário de papéis, por outro, ao descartar alguns deles, o empreendedor corre o risco de se desfazer de algo importante e, assim, aumentar o risco de autuações por falta de comprovante, em caso de fiscalização. Sim, há documentos que precisam ser guardados por muito tempo!

Qual a melhor forma de organizar documentos pessoais?

Nela, organize os documentos pessoais de cada um, como RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de vacinação, passaporte, certificados e diplomas, holerites e exames médicos. Outra forma de otimizar a organização dos documentos é optando pela digitalização dos papeis.