Quais defesas podem ser usadas no basquete?

Quais defesas podem ser usadas no basquete?

No Basquetebol, existem dois tipos básicos de defesa: um, que se baseia na marcação por zona ou por regiões da quadra, onde o jogador responsabiliza-se por uma determinada área do campo de jogo, e, outro que se fundamenta na marcação, específica, de um determinado jogador, denominada de marcação individual.

O que caracteriza um Contra-ataque no basquete?

O contra ataque é definido como uma resposta rápida ao ataque adversário que visa alcançar a cesta durante a transição, podendo ou não ser realizado em superioridade numérica, sendo ação importante nos jogos de invasão como o basquetebol.

O que é estratégias para desafios técnicos e táticos no Basquetebol?

A tática aplicada ao Basquetebol significa a utilização de recursos para definir situações durante um jogo, englobando os sistemas de jogo (defensivos e ofensivos), situações grupais (marcações por zona 2×2 e 3×3, por exemplo) e individuais, podendo ser resumida como: “o que fazer” para resolver uma determinada …

LEIA TAMBÉM:   O que e aliquota ad rem?

Tem como vantagem da marcação por zona no basquete?

Essa defesa dificulta a entrada de jogadores batendo bola no garrafão. Isso pode compensar uma média de altura baixa ou mesmo facilitar os rebotes defensivos. A defesa em zona também favorece os contra-ataques rápidos caso a bola seja recuperada porque geralmente há três jogadores posicionados na linha dos três.

Qual o objetivo do contra ataque?

Um contra-ataque é uma tática empregada em resposta a um ataque, com o termo originado em “jogos de guerra”. Para realizar um contra-ataque bem-sucedido, o lado defensor deve atacar o inimigo de forma rápida e decisiva após defender, com o objetivo de chocar e subjugar o inimigo.

Qual é o objetivo da marcação por zona?

O objetivo da marcação é otimizar a ocupação espacial da equipe, deixando o “campo pequeno” para o adversário que ataca. Na região onde a bola se encontra, a busca é pela criação da superioridade numérica, sem desguarnecer o lado oposto do campo que deve permanecer “vigiado” pelos jogadores mais próximos deste setor.

LEIA TAMBÉM:   O que e fotografia de animais?

Como se define a marcação por zona?

Afirma-se que o sistema de marcação por zona consiste em atribuir a cada jogador da equipe um espaço definido em quadra, de maneira especial, na zona de defesa, com a incumbência de ocupá-la e defendê-la integralmente. Neste sistema marca-se a movimentação da bola e não a do jogador.