Quais os direitos do credor na cobranca de dividas?

Quais os direitos do credor na cobrança de dívidas?

QUAIS OS DIREITOS DO CREDOR NA COBRANÇA DE DÍVIDAS? O credor tem todo o direito de cobrar as dívidas legítimas e devidamente documentadas.

Como você pode ficar sem pagar uma dívida na Praça?

Saiba que qualquer pessoa pode passar por isso e até ficar com o “nome sujo” na praça. O importante é você procurar negociar, fazer um bom planejamento financeiro e evitar chegar a uma cobrança judicial. Claro que ninguém fica sem pagar uma dívida porque quer, mas sim porque não encontrou uma forma de quitá-la.

Por que você fica sem pagar uma dívida?

O importante é você procurar negociar, fazer um bom planejamento financeiro e evitar chegar a uma cobrança judicial. Claro que ninguém fica sem pagar uma dívida porque quer, mas sim porque não encontrou uma forma de quitá-la. Mesmo com as boas intenções de quem deve, as empresas precisam receber para continuarem funcionando.

Qual a cobrança de juros e multas?

Já a multa pode ser até o máximo de 10\%, conforme art. 406 do Código Civil e art 161, §1º do CTN. Conforme trecho do artigo publicado no Jurídico Certo. Pensando em resguardar o direito do consumidor, mesmo ele sendo um devedor, o governo criou algumas medidas para regulamentar a cobrança de juros e multas.

Por que uma cobrança indevida pode levar a ação contra o credor?

Uma cobrança indevida que não for paga pelo consumidor e levar o seu nome aos cadastros de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, pode ser passível de indenização. Você deve entrar com ação no Juizado Especial Cível e pleitear reparação por danos materiais e morais. Dívida com mais de cinco anos pode levar a ação contra o credor

Por que ser cobrado é ruim?

Ser cobrado é ruim. Ser cobrado por uma dívida que não é devida é pior ainda. Apesar disso, é importante manter a tranquilidade para procurar resolver a situação da melhor forma possível. Pode dar trabalho, mas seus direitos devem ser respeitados!

Por que a venda da dívida pode te trazer prejuízos?

Na prática, a venda da dívida não pode te trazer prejuízos. As condições acordadas no contrato original (juros, parcelamentos, etc) devem permanecer e, caso você identifique alguma cobrança abusiva, deverá entrar em contato com a instituição financeira que está te cobrando e, se necessário, acionar a justiça.