Quais culturas o bicho mineiro ataca?

Quais culturas o bicho mineiro ataca?

Bicho mineiro é a principal praga do café O bicho mineiro (Leucoptera Coffeella) é a praga mais disseminada pelos cafeeiros do mundo, afetando as lavouras das Américas e da África. A principal consequência é que as plantas perdem áreas consideráveis de suas folhas, tornando-as mais fracas e comprometendo a safra.

Como identificar o bicho mineiro?

Para saber se há a presença ou não do bicho-mineiro em sua lavoura de café, você precisa saber como identifica-lo. Trata-se da lagarta de pequenas mariposas que medem de 5 a 6 mm de ponta a ponta das asas, não passando de 2 mm de comprimento total do corpo.

Como identificar o bicho mineiro no café?

A presença de ovos e lesões nas folhas e a presença de pequenas mariposas, que voam quando as folhagens são tocadas; A porcentagem de folhas atacadas nos terços médios e superior das plantas.

LEIA TAMBÉM:   Como e possivel atingir a competencia de um auditor?

Como controlar bicho mineiro no café?

Controle: Utilizar inseticidas específicos, de modo que não prejudiquem os inimigos naturais, visto que o bicho mineiro é parasitado por um grande número de insetos. Outra medida adequada é a eliminação de ervas daninhas dos cafezais, o que diminui a ação da praga, sendo recomendada a capina racional dos mesmos.

Qual veneno mata bicho mineiro?

A Bayer apresentou o inseticida Sivanto Prime 200SL, que, de acordo com a empresa, possui grande eficiência no combate ao bicho mineiro do café, praga que pode reduzir a produtividade entre 30\% e 40\%. Quem mais sofre com esse inseto praga é a variedade arábica, espécie mais produzida no Brasil.

Quais fatores favorecem o ataque do bicho mineiro?

Entre eles estão as condições de tempo: a precipitação pluvial e a umidade relativa influenciam negativamente a população da praga, ao contrário da temperatura, que exerce influência positiva; a presença ou ausência de inimigos naturais, como parasitos, predadores e patógenos, além de lavouras bem espaçadas, favorecem …

Como fazer amostragem de bicho mineiro?

LEIA TAMBÉM:   Como pais separados devem declarar gastos com escola de filhos?

Número de plantas/talhão: para bicho-mineiro são amostradas folhas para análise. Nesse caso, um número médio de 20 a 30 plantas por talhão tem gerado uma boa amostragem. Número de folhas/planta: Recomenda-se um número médio de 10 folhas/planta, sendo cinco de cada lado da planta.

O que é bicho mineiro do café?

Leucoptera coffeella (Guérin-Méneville, 1842) (Lepidoptera: Lyonetiidae) é o nome científico do bicho mineiro do cafeeiro (BMC). Essa mariposa é uma das maiores pragas do cafeeiro, sendo que o dano à planta é causado pela sua a larva.

Como matar bicho mineiro?

Uso de inseticidas no controle do bicho mineiro Neste tipo de controle, pode-se utilizar os grupos químicos registrados para a cultura, como neonicotinóides, organofosforado, diamidas, espinosinas, piretróide e carbamato.

Como controlar a broca do café?

Atualmente, estudos relatam que a maneira mais eficaz de manter a praga da broca do café sob baixa incidência é a utilização de manejo integrado de pragas (MIP), ou seja, estratégia de controle múltiplo que se fundamenta no monitoramento das populações para tomada de decisão adequada.

LEIA TAMBÉM:   Quais as hipoteses de apuracao do processo administrativo sumario?

Porque o nome bicho mineiro?

O bicho-mineiro é considerado a principal praga do cafeeiro, por ser sua ocorrência generalizada nos cafezais e pelos prejuízos quantitativos e econômicos causados por esse inseto na produção de café O bicho-mineiro recebeu este nome vulgar pelo fato de a lagarta minar as folhas do cafeeiro.