Quais as responsabilidades do profissional engenheiro?

Quais as responsabilidades do profissional engenheiro?

O engenheiro pode exercer suas funções de três formas: autônoma, empregado, empresário. A responsabilidade civil do engenheiro impõe ao encarregado por determinada obra ou serviço a obrigação de reparar os danos patrimoniais ou pessoais ocorridos em face de sua ação ou omissão.

Qual a responsabilidade dos profissionais liberais?

A responsabilidade civil dos profissionais liberais é apurada mediante verificação de culpa, ou seja, sujeita-se à comprovação de que os danos causados decorreram da negligência, da imprudência ou da imperícia do agente, nos termos do disposto no artigo 14, § 4º, do Código de Defesa do Consumidor.

O que se entende por Atividade-meio como se caracteriza a responsabilidade do profissional liberal?

De maneira geral, nas obrigações de meio, o profissional tem o dever de agir de forma diligente, sem necessariamente estar vinculado ao resultado da atividade. Já nas obrigações de resultado, a atividade almeja um resultado certo e determinado, sendo esse objetivo a própria obrigação.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer um EAP no Excel?

Qual a responsabilidade de um profissional?

A responsabilidade é a virtude maior que um profissional pode possuir. Isto se reflete na preocupação constante com quem lhe contrata, com o cliente que encomenda um serviço ou um objeto, preocupação em cumprir o prazo ou dar satisfação no momento preciso. Ele deve, enfim, ser confiável .

Como é o seguro de responsabilidade profissional?

O seguro de responsabilidade profissional ameniza a pressão sobre os gestores. Quando oferece esse tipo de seguro, a empresa garante aos seus administradores que o exercício de sua atividade profissional não colocará em risco o próprio patrimônio. A tomada de decisões é inerente à gestão dos negócios e, sem o seguro,

Qual a lei que regulamenta a profissão?

E é a Lei Nº 5.194 de 24 de dezembro de 1966 que define as obrigações, responsabilidades, direitos e deveres para o exercício legal da profissão, bem como de seus órgãos fiscalizadores, e dá outras providências.

Qual a responsabilidade de reparação?

Em regra, a responsabilidade de reparação recai sobre a pessoa jurídica, mas existem casos em que as pessoas responsáveis pela gestão e tomada de decisões podem ser responsabilizadas diretamente. Em situações assim, caberá à pessoa indicada judicialmente como autora do fato que deu origem ao dano, reparar os prejuízos.