Quais as possibilidades de atuacao do advogado na Arbitragem?

Quais as possibilidades de atuação do advogado na Arbitragem?

O advogado deve atuar de forma eficiente na audiência, esclarecendo os pontos obscuros, trazendo à luz o direito de seu cliente, dirigindo as perguntas apropriadas às testemunhas e à outra parte, ou peritos, no sentido de comprovar os fatos e o direito de seu cliente, porque, como comprovado acima, o processo de …

Quem pode atuar como árbitro na Arbitragem?

Pode atuar como árbitro qualquer pessoa capaz (maior de 18 anos, com discernimento e que possa exprimir sua vontade) que tenha a confiança das partes envolvidas no conflito. O árbitro não precisa ser advogado, mas é bom que tenha conhecimento sobre direito, já que a arbitragem envolver o uso de muitos conceitos legais.

É obrigatório advogado na arbitragem?

Ao longo do processo, apesar de ainda não ser obrigatória a presença do Advogado, é de grande importância que o profissional acompanhe na Câmara Arbitral, com objetivo de zelar para que a legislação e os regulamentos próprios sejam cumpridos.

LEIA TAMBÉM:   Qual o som que o sapo produz?

O que é arbitragem na advocacia?

A arbitragem é um método extrajudicial de resolução de conflitos que surgiu, no Brasil, na década de 90 com a Lei da Arbitragem. Ela é utilizada quando ambas as partes concordam em resolver o conflito junto a um profissional que, após analisar a causa, decidirá qual é a melhor solução.

Quem pode atuar como mediador extrajudicial?

Quem pode ser mediador? Conforme o artigo 9º da Lei 13.140/15: Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se.

É obrigatória a parte estar assistida de advogado para participação do procedimento arbitral?

No procedimento arbitral, não é obrigatória a participação de advogados, embora possam as partes ser assistidas por esse profissional – ou ainda por outro, de outra especialidade ou apenas de sua confiança, recomendada para o exame do caso concreto (art. 21, § 3o).

LEIA TAMBÉM:   Quais foram as condicões que levaram os Estados Unidos a crise de superproducao na decada de 1920?

Como é possível atuar como árbitro?

O profissional também deve se manter atualizado sobre todas as áreas do Direito, o que permitirá a ele esclarecer os direitos de cada uma das partes durante a sessão e auxiliar na tomada de decisão de forma consciente. Nessa carreira, é possível atuar como árbitro nacional ou internacional.

Quando é permitido ser árbitro?

É permitido ser árbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a confiança das partes. As partes nomearão um ou mais árbitros, sempre em número ímpar, sendo conveniente, nomeiam também, os respectivos suplentes. Quando as partes nomearem árbitros em número par, estes estão autorizados, desde logo, a nomear mais um árbitro.

Qual a competência do árbitro?

No desempenho de sua função, o árbitro deverá proceder com imparcialidade, independência, competência, diligência e discrição. É condizente o árbitro ou o Tribunal Arbitral determinar às partes o adiantamento de verbas para despesas e diligências que julgar necessárias.

Como funciona a arbitragem para advogados?

Como funciona a carreira na área de arbitragem para advogados? A arbitragem vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional. Isso porque ela consiste em um método de resolução de conflitos que pode evitar os desgastes que um processo litigioso gera, tanto para advogados quanto para clientes.