Quais as formas de satisfacao do credito pelo devedor na execucao?

Quais as formas de satisfação do crédito pelo devedor na execução?

Da Satisfação do Crédito

  • Art.
  • I – pela entrega do dinheiro;
  • II – pela adjudicação dos bens penhorados.
  • Art.
  • I – a execução for movida só a benefício do exequente singular, a quem, por força da penhora, cabe o direito de preferência sobre os bens penhorados e alienados;

Quais os efeitos da arrematação?

Processual civil. Arrematação. Bem hipotecado. A arrematação extingue a hipoteca, tanto que o credor hipotecário tenha sido intimado da realização da praça, posto que tem conteúdo de aquisição originaria, livre dos ônus que anteriormente gravavam o bem por esse meio adquirido.

Quando é expedida a carta de arrematação?

depois de fluído o prazo de dez dias para impugnação (§ 2º), ou resolvidas conclusivamente as objeções suscitadas em tal prazo, entregue o bem (se móvel), ou imitido na posse o arrematante (se imóvel), e expedida a correspondente carta, é que a arrematação estará efetivamente concluída.

LEIA TAMBÉM:   Como e a evolucao da industria?

Como decorre a satisfação do crédito exequendo?

(1) O princípio da satisfação do crédito exequendo prevê que a execução deve ser realizada no interesse do exequente, pois de nada adiantaria uma execução menos gravosa ao executado, mas inútil ao credor.

O que garante a satisfação do credor?

A arrematação judicial é o caminho mais comum à satisfação do credor. Os grandes problemas desta forma de satisfação do credor são a sua demora e o seu extremo formalismo.

O que é arrematação do bem?

Ato pelo qual, em leilão judicial, o Estado busca converter em dinheiro os bens penhorados. Desta feita, o auto de arrematação será lavrado de imediato pelo servidor da justiça incumbido da realização do leilão, sendo o documento que irá formalizar a aquisição do bem pelo arrematante.

Quanto tempo demora a carta de arrematação?

Leva no mínimo 90 dias para ser liberada a carta de arrematação e no máximo 5 anos (raramente mais que isso) para ser liberada. Após expedida, se for bem móvel, vá buscá-lo, se for imóvel registre-a no Cartório de Registro de Imóveis, pague o ITBI e tome posse.

LEIA TAMBÉM:   Qual o periodo de ferias escolares na Espanha?

O que fazer após a carta de arrematação?

Em posse da Carta, basta dirigir-se ao CRI responsável e solicitar a transferência do bem para seu nome. Lá será necessário o pagamento de algumas custas como Registro e Certidões.

Quando a hipoteca fica extinta?

Se notificado, o credor hipotecário comparece, a hipoteca fica extinta. O mesmo se dá quando, notificado, não comparece ou se comparece, mesmo não notificado. Não havendo notificação, a hipoteca não se extingue e a alienação judicial não é nula e nem anulável.

Quanto tempo pode prorrogar a hipoteca?

De acordo com o Artigo 1.485 do CC: “Mediante simples averbação, requerida por ambas as partes, poderá prorrogar-se a hipoteca, até 30 (trinta) anos da data do contrato.

Será que a hipoteca foi dissolvida?

Após o cumprimento total do crédito à habitação, a instituição financeira envia ao devedor um documento onde afirma que a hipoteca foi dissolvida com o cumprimento da obrigação contratual. Esse documento tem a designação de distrate de hipoteca.

Como proceder ao cancelamento da hipoteca?

Cabe assim ao advogado, ao notário ou ao solicitador que celebrou o contrato de compra e venda com financiamento bancário (por escritura ou documento particular autenticado), registar, em 10 dias, o novo proprietário, a nova hipoteca e o cancelamento da hipoteca anterior.