Quais as especialidades da Psiquiatria?

Quais as especialidades da Psiquiatria?

Como é a especialização em Psiquiatria?

  • Psiquiatria Clínica;
  • Psiquiatria Forense e Pericial;
  • Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais;
  • Saúde Mental e Atenção Psicossocial;
  • Terapêutica em Psiquiatria.

Em que áreas um psiquiatra pode trabalhar?

Os locais de trabalho do Psiquiatra são consultório particular ou clínicas particulares, ambulatórios do SUS, CAPS (centros de atenção psicossocial), emergências psiquiátricas, enfermarias, hospitais clínicos (interconsulta), clínicas de saúde da família (matriciamento), além da área pericial e a acadêmica.

Quanto tempo dura uma residência em Psiquiatria?

3 anos
A primeira é a Residência Médica em Psiquiatria, com duração de 3 anos, com a possibilidade de um ano complementar em subespecialidade (Psiquiatria Infantil, Psiquiatria Geriátrica, Psicoterapia, Psiquiatria Forense, Álcool e Drogas).

Qual o mercado de trabalho para o psiquiatra?

Atualmente existem 10.396 especialistas no país, de acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil 2018, e o mercado de trabalho para o Psiquiatra pode ser considerado amplo e em crescimento.

Qual a atuação do psiquiatra?

O campo de atuação do psiquiatra é amplo e está em constante expansão. Sua principal atribuição consiste em reduzir sintomas ligados aos transtornos mentais dos pacientes, como a depressão, buscando melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental dos mesmos.

LEIA TAMBÉM:   Qual a definicao de crianca e de adolescente no ECA e qual diferenca isso pode acarretar durante o processo de adocao de uma crianca e de um adolescente?

Como Tornar-se psiquiatra?

Para tornar-se Psiquiatra é preciso finalizar os seis anos de graduação em Medicina e enfrentar mais três anos de Residência, que é de acesso direto.

Quais são as subespecialidades da psiquiatria?

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) reconhece, atualmente, cinco: Vale ressaltar que também existem outras áreas de atuação que ainda não são reconhecidas com subespecialidades, mas são trabalhadas. Exemplos? Dependência de substâncias, transtornos alimentares, sexualidade, transtornos afetivos e transtornos de personalidade.