Quais as consequencias do enfraquecimento dos gregos?

Quais as consequências do enfraquecimento dos gregos?

Alternativa A. Mesmo vencendo a Guerra do Peloponeso, Esparta não conseguiu manter sua hegemonia sobre a Grécia Antiga. O enfraquecimento dos gregos facilitou a invasão dos macedônicos, que dominaram o território.

Quais as consequências do Tratado de Susa para persas e gregos?

Com essas sucessivas vitórias, os gregos conseguiram impedir a invasão dos persas à Grécia Continental, bem como recuperaram a autonomia política das cidades localizadas na Ásia Menor. Sob a liderança dos atenienses, a Pérsia foi finalmente derrotada com a assinatura do Tratado de Susa, estabelecido em 448 a.C..

Quais as principais consequências da Guerra do Peloponeso?

Consequências da Guerra do Peloponeso A Guerra do Peloponeso mudou os rumos da história grega. Com a vitória espartana, a Grécia ficou sob o domínio dos lacedemônios e regimes oligárquicos foram implantados em todo seu território, inclusive em Atenas.

Quais as consequências das Guerras Médicas para povos ocidentais e orientais?

A presença persa ainda continuava na Ásia Menor, mas, aos poucos, os gregos foram expulsando-os de lá. Finalmente em 449 a.C., cinquenta anos após o início das Guerras Médicas, os persas concordaram em abandonar definitivamente o Mar Egeu e a Ásia Menor, assinando a Paz de Címon.

LEIA TAMBÉM:   Como decorar a sala de estar com pouco dinheiro?

Qual foi o interesse dos persas ao travar guerras contra os gregos?

Os persas, inconsolados com a derrota, preparavam um novo plano militar que garantiria a dominação de seu império contra os gregos. Nessa estreita região, os ágeis e pequenos barcos gregos puderam subjugar eficazmente as grandes e pesadas embarcações que formavam as esquadras de guerra da Pérsia.

Quais as principais características das guerras entre gregos e persas?

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. O conflito entre os dois grupos ocorreu em torno do poder e do controle do comércio marítimo. …

Quais foram as principais consequências da Guerra do Paraguai?

As maiores consequências da Guerra do Paraguai certamente foram as mortes nos quatro países envolvidos no conflito. O Paraguai perdeu uma grande parte da sua população, especialmente entre os homens. A tríplice aliança também viu morrer boa parte de seus jovens combatentes.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer quando a sertralina nao faz mais efeito?

Quais as principais consequências das Guerras Médicas?

Principais consequências: – Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. – Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

O que foram as guerras do Peloponeso e quais as suas consequências para as cidades gregas?

A Guerra do Peloponeso colocou Atenas e Esparta frente à frente no campo de batalha pela hegemonia da Grécia. A rivalidade entre as duas grandes cidades gregas foi o pano de fundo desse conflito, mas os desentendimentos entre Atenas e Corinto, aliada de Esparta, foram o fator imediato que deu início a ele.