Porque o sistema de cotas?

Porque o sistema de cotas?

As cotas visam a acabar com a desigualdade racial e o racismo estrutural resultantes de anos de escravidão no Brasil, que ainda excluem pessoas negras e indígenas da universidade, do mercado de trabalho e dos espaços públicos.

Quando foi criado o sistema de cotas?

A consolidação das cotas aconteceu principalmente com a lei nº 12.711, de agosto de 2012, conhecida também como Lei de Cotas. Ela estabelece que até agosto de 2016 todas as instituições de ensino superior devem destinar metade de suas vagas nos processos seletivos para estudantes egressos de escolas públicas.

Qual é o sistema de cotas?

O sistema de cotas, políticas de cotas ou ações afirmativas trata-se de uma política pública que visa garantir o acesso de alguns grupos a oportunidades nas quais elas são desfavorecidas por uma série de fatores, como raça, gênero ou deficiência física. As cotas, que tem como objetivo amenizar desigualdades sociais, educacionais e econômicas,

LEIA TAMBÉM:   Quais os 3 tipos de armazenagem?

Qual a história do sistema de cotas no Brasil?

A história do sistema de cotas no Brasil não abrange somente negros, mas também indígenas e outros grupos. Não é de hoje que observamos a polêmica em torno da reserva de cotas, política de ações afirmativas, cotas raciais e afins, não é mesmo? Muitos são os argumentos a favor das cotas assim como aqueles argumentos usados pelos que são contra.

Como foi adotado o sistema de cotas?

Um sistema de cotas foi adotado pela primeira vez na Índia, na década de 1950, para promover ações afirmativas que integrassem a população tradicionalmente pertencente às castas excluídas nos sistemas educativos, na administração pública e nos cargos políticos.

Quando começou o sistema de cotas em vestibulares?

No Brasil, o sistema de cotas tornou-se conhecido em meados dos anos 2000, inicialmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que foi a primeira universidade do país a criar um sistema de cotas em vestibulares para cursos de graduação por meio de uma lei estadual que estabelecia 50\% das vagas do processo seletivo para alunos