Porque criancas desnutridas tem a barriga inchada?

Porque crianças desnutridas tem a barriga inchada?

Esta síndrome acontece devido a uma má nutrição causada por falta de proteína na dieta, podendo causar sintomas como perda de peso, alterações na cor da pele e cabelo e inchaço nos pés e na barriga.

Quais são os sintomas do marasmo?

Sinais e sintomas do marasmo

  • Ausência de gordura subcutânea;
  • Perda muscular generalizada, permitindo a visualização dos ossos, por exemplo;
  • Quadril estreito em relação ao tórax;
  • Alteração do crescimento;
  • Peso muito abaixo do recomendado para a idade;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Tontura;

O que causa a kwashiorkor?

A principal causa de kwashiorkor é a ausência de proteínas ou o consumo de proteínas muito abaixo do normal e dos indicadores recomendados como sendo ideais. No kwashiorkor, outros nutrientes importantes estão em falta no organismo, como as vitaminas A, B e D, além de ferro, zinco, ácido fólico e até mesmo eletrólitos.

Qual a diferença entre o marasmo do kwashiorkor?

As formas de manifestações clínicas da desnutrição são: Kwashiorkor: Desnutrição predominante protéica. Marasmo: Desnutrição energético-protéica equilibrada. Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, em que existe a desnutrição energética e a protéica, porém desequilibrada.

LEIA TAMBÉM:   O que e ser um cowboy?

O que é desnutrição marasmo?

Há três tipos de desnutrição protéico-calórica: o marasmo, o kwashiorkor e a combinação de ambos, o kwashiorkor marasmático. O marasmo ocorre quando a criança possui peso abaixo de 60\% do esperado para sua altura e idade. Isto faz com que ela perca tecido muscular, gordura e às vezes até papilas gustativas.

Qual é a diferença entre marasmo e kwashiorkor?

Kwashiorkor: Desnutrição predominante protéica. Marasmo: Desnutrição energético-protéica equilibrada. Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, em que existe a desnutrição energética e a protéica, porém desequilibrada.

O que é desnutrição infantil?

A desnutrição infantil é caracterizada por deficiência de macro e micro nutrientes que pode ser devido à privação alimentar (definida como desnutrição primária) ou em decorrência de uma doença de base (conhecida como desnutrição secundária).