Porque Atenas e Esparta foram as maiores polis gregas?

Porque Atenas e Esparta foram as maiores polis gregas?

Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega. Depois, os genos passaram a se desenvolver e tornaram-se unidades políticas maiores até tornarem-se cidades-estado ou poleis (plural de polis).

Qual a relação entre a filosofia e a arte ateniense no período clássico na Grécia Antiga?

Desenvolvimento das ciências e filosofia Por isso, considera-se que no período clássico houve um florescimento do pensamento racional e um desenvolvimento das expressões artísticas. As poleis gregas estavam intimamente relacionadas com a religiosidade e a crença nos mitos era parte central da vida social.

LEIA TAMBÉM:   O que a ONU vai fazer para ajudar o Afeganistao?

Como era a educação em Esparta e Atenas na Grécia Antiga?

As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.

Qual era a relação entre Atenas e Esparta?

A configuração se alterou quando Atenas manteve para si a concentração de poder e usou os recursos dos impostos de Delos para reconstrução de sua cidade e para promoção e investimento nas artes, e nas construções públicas.

Quais foram as principais pólis gregas?

Atenas
Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego. O termo “polis” em grego significa “cidade”.

O que eram as divisões de uma polis?

As polis gregas eram divididas em duas partes: a Ástey (zona urbana) e a Khora (zona rural), sendo formadas por casas, ruas, muralhas e espaços públicos.

O que caracteriza uma cidade-estado no contexto da Grécia dos períodos clássico e helenístico?

Nesta época temos a existência de várias cidades-Estado, entre as quais damos especial destaque à Esparta, Atenas e Tessália. Essas cidades ganhavam esse nome, cidade-estado, pois cada uma delas tinha autonomia política para criar sua própria forma de governo.

LEIA TAMBÉM:   Como a Franca colonizou a Africa?

Como era a educação de crianças e jovens em Atenas e Esparta?

Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes. Dessa maneira, toda a educação espartana estava voltada para o caráter militarista, tendo a criança desde pequena, que se preparar para se tornar um soldado futuramente.

Como era a educação na Grécia antiga?

A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos.

Qual era a principal diferença entre os privilégios dos cidadãos espartanos e os dos atenienses?

Os espartanos viam na educação uma importante etapa para que o cidadão interiorizasse os valores militaristas e o rigoroso treinamento físico dos jovens. Em Atenas, a educação era um privilégio destinado àqueles que possuíam condição para pagar pelos serviços de um professor particular.

Porque as cidades de Esparta e Atenas eram rivais?

Esparta e Atenas eram as principais cidades-estados da Grécia Antiga e ambas queriam impor o seu domínio sobre os gregos. As disputas de interesses entre espartanos e atenienses provocaram a Guerra do Peloponeso.