Por que e possivel haver chuva de um lado de uma montanha e estar seco do outro lado?

Por que é possível haver chuva de um lado de uma montanha e estar seco do outro lado?

Esta massa de ar que subiu, encontra nas camadas superiores da atmosfera, com o ar mais frio e nessa troca de calor ocorre a condensação. A massa de ar condensada, precipita, ou seja, chove em um dos lados do obstáculo. No caso de uma montanha, chove do lado da montanha em que a massa de ar se chocou.

Como o clima influencia na formação dos biomas?

A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos atmosféricos: a temperatura e a umidade do ar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região.

LEIA TAMBÉM:   O que e um termo juridico?

Como o relevo influência na chuva?

De acordo com as investigações, quanto menor é a altitude da área, menor é o seu índice pluviométrico. “O contrário também é verdadeiro: nas áreas onde o relevo é mais elevado, a quantidade de chuvas é maior”, afirma.

Como a umidade do ar pode interferir na ocorrência de chuvas?

A atmosfera com umidade do ar muito alta é um fator que favorece a ocorrência de chuva. Isso acontece porque, com o ar saturado de vapor de água, a evaporação do suor do corpo se torna difícil, inibindo a perda de calor. E nosso corpo se refresca quando o suor que eliminamos evapora, retirando calor da pele.

Quais são os fatores que mais influenciam a formação dos biomas?

Fatores Climáticos Como a luz, a temperatura e a umidade, que caracterizam o clima de uma região. 15. Fatores Edáficos Estão relacionados à distribuição das espécies que dependem dos tipos de solos.

Qual a influência do relevo?

O relevo influência também no processo de lixiviação, promovendo o transporte de elementos químicos através da água, tornando o solo deficiente em alguns nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas e dificultando sua capacidade de produção.