Por que as demonstracões financeiras sao construidas com base no regime de competencia e nao no regime de caixa?

Por que as demonstrações financeiras são construídas com base no regime de competência e não no regime de caixa?

Com o regime de competência é possível planejar os investimentos futuros de maneira mais simplificada, pois as movimentações financeiras já estão consideradas no balanço e no balancete, mesmo que ainda não estejam quitadas. Além disso, o regime de competência permite a avaliação da depreciação.

Qual o regime de competência?

O regime de competência é um método de registro de lançamentos contábeis. Nele, eles são feitos durante o período de competência de receitas ou de despesas efetuadas. Na prática, isso significa que os registros contábeis são contabilizados na hora em que são consumados.

Por que o regime de caixa é diferente do regime de competência?

Já o Regime de Caixa é diferente do regime de competência. No Regime de Caixa, consideramos o registro dos documentos na data que foram pagos ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.

LEIA TAMBÉM:   O que se estuda na geografia?

Por que o regime de caixa é mais simples?

De uma maneira mais sucinta, podemos dizer que o regime de caixa é um modelo mais simples de ser adotado, pois leva em conta as receitas e os gastos logo na data de recebimento ou pagamento, sem levar em consideração o momento em que as operações são realizadas.

Qual o regime de caixa da contabilidade?

Na contabilidade, toda movimentação que afete ou possa afetar o patrimônio da empresa dá origem a eventos ou lançamentos contábeis. Isso ocorre em situações como compras, vendas, pagamento de salários, entre outros. Nesse sentido, regime de caixa e regime de competência são maneiras diferentes de realizar o registro desses eventos.

Como funciona o regime de competência?

Além disso, o regime de competência permite a avaliação da depreciação. Com ele, é possível trabalhar com o Demonstrativo de Resultados do Exercício, conhecido como DRE, e verificar se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em um período em especial. Como funciona na prática?