Por que a embolia pulmonar e complicacao Pos-cirurgica?

Por que a embolia pulmonar é complicação Pós-cirúrgica?

– Com isso, uma área do pulmão suprida por esta artéria pode sofrer alterações que irão repercutir em todo o organismo, podendo causar sintomas como dor torácica e dificuldade respiratória. Em casos extremos o problema pode levar a óbito – explica o cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça.

O que é risco de tromboembolismo venoso?

O tromboembolismo venoso acontece quando um coágulo se forma na circulação sanguínea, prejudicando o fluxo de sangue nas veias pelo organismo. Essa doença é muito comum e, quando não tratada corretamente, pode se agravar e até levar a morte.

Quais os principais fatores de risco para a TEP?

Os principais fatores de risco para o tromboembolismo venoso são: trauma não cirúrgico e cirúrgico; idade maior que 40 anos; tromboembolismo venoso prévio; imobilização; doença maligna, insuficiência cardíaca; infarto do miocárdio; paralisia de membros inferiores; obesidade; veias varicosas; estrogênio; parto; doença …

LEIA TAMBÉM:   Quais cidades nao foram atingidas pelo vulcao Vesuvio?

Porque a trombose venosa profunda e um risco para o paciente cirúrgico?

A trombose é a formação de coágulos ou trombos dentro dos vasos sanguíneos, impedindo o fluxo de sangue. Qualquer cirurgia pode aumentar o risco de desenvolver trombose, pois é comum ficar muito tempo parado tanto durante quanto após o procedimento, o que prejudica a circulação.

O que é embolia pulmonar Pós-cirurgia?

A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo (trombo) que está fixo em uma veia do corpo se desprende seguindo pela circulação até o pulmão, obstruindo a passagem de sangue por uma artéria.

Quais os sintomas de embolia pulmonar Pós-cirurgia?

Sintomas de embolia

  • Sensação repentina de falta de ar;
  • Dor no peito que piora ao respirar fundo, tossir ou comer;
  • Tosse constante e que pode conter sangue;
  • Inchaço das pernas ou dor ao movimentar as pernas;
  • Pele pálida, fria e azulada;
  • Sensação de desmaio ou desmaio;
  • Confusão mental, principalmente em idosos;

Como evitar o tromboembolismo venoso?

Evite o excesso de peso – pessoas obesas têm duas vezes mais risco de tromboembolismo venoso. Quanto maior o peso, maior o risco. Evite a imobilidade – faça atividade física regularmente e evite ficar imóvel por longos períodos, seja sentado, agachado ou com as pernas cruzadas.

LEIA TAMBÉM:   Quantos dias dura um torcicolo no pescoco?

Como evitar o tromboembolismo pulmonar?

Como Prevenir a Embolia Pulmonar Deve-se controlar os fatores de risco, praticar exercícios físicos e interromper o tabagismo. Deve-se evitar a imobilidade, ou seja, não ficar sentado ou parado na mesma posição por muitas horas seguidas, especialmente em casos com um ou mais fatores de risco mencionados acima.

Quais as possíveis alterações que podemos encontrar em um paciente com trombo embolismo pulmonar?

Os sinais mais prevalentes são frequência respiratória maior que 20 incursões/minuto, taquicardia, estertores crepitantes, atrito pleural, estase jugular, presença de quarta bulha e aumento do componente pulmonar da segunda bulha. Febre pode estar presente, mas é incomum.

Como ocorre trombose após cirurgia?

A trombose que pode ocorrer após uma cirurgia ortopédica é geralmente localizada nas pernas, provocando entupimento da veia, causando dor e inchaço. Às vezes coágulos podem se soltar, viajando pelo sangue até ‘encalhar’ no pulmão, o que é chamado de embolia pulmonar.