Para que serve o balancete na contabilidade?

Para que serve o balancete na contabilidade?

Dentre os inúmeros documentos que são elaborados pela contabilidade de uma empresa está o balancete que é um relatório cujo objetivo é demonstrar a situação atual de sua empresa, gerando no administrador a boa prática de acompanhar periodicamente o andamento do seu negócio, favorável para o crescimento do seu negócio.

Para que serve o balancete mensal?

O balancete é um documento não obrigatório, mas muito importante para a prevenção de eventuais erros que podem ocorrer na contabilidade de uma empresa. Por meio dele, é possível analisar o desempenho da empresa no decorrer do ano, compreendendo se houve lucro ou prejuízo.

Como funciona o balancete contábil para a empresa?

Como os balancetes mostram débitos que devem corresponder a créditos do mesmo valor, caracterizando a precisão no método das partidas dobradas, eles têm grande utilidade prática e geram segurança nas demonstrações contábeis que serão elaboradas posteriormente. Conseguiu perceber a importância do balancete contábil para a empresa?

LEIA TAMBÉM:   Quanto custa um ingresso de Copa do Mundo?

Qual o resultado obtido com a utilização do balancete contábil?

O resultado adquirido com a utilização do balancete contábil é obtido por meio da DRE, onde são cruzados todos os dados dos custos e ganhos da empresa em determinado período. Ou seja, com a avaliação do resultado é possível visualizar se a empresa teve lucro ou prejuízo.

Como é feito o balancete?

O balancete servirá como um instrumento importante para o planejamento e a elaboração de ações, que vão atuar diretamente nas finanças, na busca do crescimento saudável e sem riscos. Tudo isso é feito de forma simples e resumida, facilitando a compreensão e visualização das informações apresentadas.

Por que o balancete é um mini-balanço?

Portanto, o balancete é um “mini-balanço”, enquanto o balanço é o que poderíamos chamar de “encerramento do ano (ou do exercício)”, pois todas as contas de resultado são zeradas para compor a DRE – Demonstração do Resultado do Exercício. No balancete, as contas de resultado continuam com saldos, e no balanço tais saldos são transpostos