O que Vargas fez em 1935?

O que Vargas fez em 1935?

Intentona Comunista, também conhecida como Revolta Vermelha de 35, Revolta Comunista de 35, Levante Comunista foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas realizado entre 23 e 27 de novembro de 1935 por militares, em nome da Aliança Nacional Libertadora (A.N.L.), com apoio do Partido Comunista …

Qual o objetivo principal do movimento aliancista?

Entre outros aspectos, defendiam o fim do pagamento da dívida externa do país, a nacionalização das empresas estrangeiras, a defesa do regime democrático, a realização da reforma agrária e a expressa oposição ao nazi-fascismo. Nesse instante, os aliancistas deixaram clara a natureza de seus interesses e reivindicações.

Qual a ligação da Aliança Nacional Libertadora com a Intentona Comunista?

A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma frente de esquerda composta por setores de diversas organizações de caráter anti-imperialista, antifascista e antiintegralista (congregando comunistas, alguns tenentes, operários e intelectuais de esquerda). A organização contou com o apoio do Partido Comunista do Brasil.

Qual movimento eclodiu em 1935 com objetivo de derrubar Getúlio Vargas e quem foram os responsáveis?

LEIA TAMBÉM:   Onde colocar o valor da pensao de alimentos no IRS?

A ANL acabou sendo, com membros do PCB, protagonista de um movimento que eclodiu em 1935 e que teve como objetivo derrubar Getúlio Vargas do poder. Esse movimento recebeu o nome de Intentona Comunista e aconteceu entre 23 e 27 de novembro de 1935 em três cidades brasileiras: Recife, Natal e Rio de Janeiro.

Qual foi a tática usada pelos comunistas na rebelião para combater o governo de Vargas?

A participação dos comunistas na ANL foi motivada, internacionalmente, pela tática política adotada pelo Comintern, de apoio à formação de frentes populares como resposta ao avanço do nazifascismo na Europa.

O que defendia a AIB?

O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.