O que sao indices econômico-financeiros?

O que são índices econômico-financeiros?

Os indicadores econômicos financeiros revelam dados numéricos sobre as empresas e eles são muito importantes para a tomada de decisão. Se você já conhece com nossos jogos empresariais, vai perceber que estes indicadores também estão presentes lá e este material pode servir de apoio para suas aulas.

Qual a importância dos indicadores financeiros na avaliação da saúde financeira de grandes empresas como a Petrobras comente?

A importância dos indicadores financeiros para a empresa e para a gestão. Os indicadores são parâmetros que medem e avaliam o desempenho do controle. Sem essas ferramentas, mensurar a evolução financeira das empresas é quase impossível e traz impactos nas futuras tomadas de decisões.

Como podemos nos utilizar dos índices de atividades para analisar a situação financeira das empresas?

Os indicadores de atividade, também chamados de indicadores de gestão de capital de giro, contribuem com o monitoramento da situação financeira da empresa e trazem quantos dias a empresa leva, em média, para receber as suas vendas, para pagar as suas compras e renovar o seu estoque.

LEIA TAMBÉM:   Quais os pontos positivos e negativos da musculacao na adolescencia?

Quais são os rácios económico-financeiros?

Os rácios económico-financeiros são um instrumento prático para resumir dados e comparar o desempenho das empresas, ajudando-as a fazer as perguntas certas. Estes rácios subdividem-se em quatro grupos: Rácios de endividamento: importantes para as análises de concessão de empréstimos junto de entidades financeiras de crédito;

Qual é o rácio financeiro de uma empresa?

Este é um dos indicadores usados por Warren Buffet, para medir a saúde financeira de uma empresa. Warren Buffet tem preferência por empresas com um rácio Debt-to-Equity inferior a 0,5. Por outras palavras, por cada 10€ em capital próprio a empresa deverá ter apenas 5€ em dívida.

Quais são os rácios relacionados com a estrutura financeira?

Vamos, então, analisar os principais rácios relacionados com a estrutura financeira: Autonomia financeira e Solvabilidade. A Autonomia Financeira reflete a solidez financeira e a capacidade das empresas para cumprirem as suas obrigações não correntes.

Quais são os rácios de funcionamento?

Dado que as condições de funcionamento diferem entre os diversos setores de atividade, estes rácios só têm sentido quando comparados com empresas semelhantes, em atividade e em caraterísticas económico-financeiras. Os rácios de funcionamento podem ser baseados em unidades monetárias ou em unidades físicas.