O que representava a Bule?

O que representava a Bulé?

Na antiga Grécia, a Bulé, uma assembleia encarregada de elaborar projetos de lei, era também chamada Conselho dos Quinhentos, por compreender cinquenta membros (pritania) de cada tribo, que eram presidentes deste Conselho (pritaneus) durante cerca de trinta e seis dias por ano.

Quem criou a Bulé?

Sólon
Bulé de Atenas. A mais conhecida das bulas (boulai) foi a da antiga Atenas, também designada por Conselho dos Quinhentos, criada por iniciativa de Sólon, no século VI a.C., com o objectivo de preparar e organizar os trabalhos da assembleia do povo, a eclésia.

Como funciona o ostracismo?

É um termo proveniente da Grécia antiga e era uma forma de punição aplicada aos cidadãos suspeitos de exercerem poder excessivo e restrição à liberdade pública. Ostracismo é o afastamento (imposto ou voluntário) de um indivíduo do meio social ou da participação em atividades que antes eram habituais.

LEIA TAMBÉM:   Quais fatores do mercado financeiro influenciam em um planejamento?

Qual era a função da Ecclesia?

Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.

O que era a Bulé e Eclésia?

A Bulé era formada por um conselho de 400 cidadãos que poderia criar novas leis. Os membros da Bulé eram indicados pela votação feita pela Eclésia, uma assembleia popular que também tinha a importante função de aprovar as leis elaboradas. O Helieu representava as instituições de justiça da cidade.

Quais foram as principais reformas promovidas por Sólon?

Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.

Quem participava da bule?

A Bulé era formada por um conselho de 400 cidadãos que poderia criar novas leis. Os membros da Bulé eram indicados pela votação feita pela Eclésia, uma assembleia popular que também tinha a importante função de aprovar as leis elaboradas.

LEIA TAMBÉM:   Quem pode atuar como neuropsicologo?

Em qual situação era votado o ostracismo?

O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.

Por que o ostracismo era considerado a pior penalidade para um cidadão ateniense?

O ostracismo era uma forma legítima de atuação contra indivíduos acusados de ameaça à democracia. Sendo assim, um acusado perdia todos os seus direitos políticos e ainda precisava ser exilado por dez anos. Conheça mais detalhes da democracia ateniense.

Quem participava da Eclésia?

Todos os cidadãos faziam parte da Eclésia, desde que cumprissem os requisitos exigidos: ter mais de dezoito anos, dois anos de serviço militar e ser filho de um pai natural da polis (a partir de 452 também a mãe o teria de ser).

O que era Eclésia quem podia participar dela?

Era uma assembleia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de vinte e um anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de pai e mãe natural da pólis.