Quem pode atuar como neuropsicologo?

Por lei fonoaudiólogos e psicólogos podem ser especialistas em Neuropsicologia. A Neuropsicologia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2004 (resolução 002/2004).

Quais são as principais funções do neuropsicólogo clínico?

O Neuropsicólogo tem a função de avaliar, investigar e criar hipóteses para desenvolver um plano de tratamento para o paciente juntamente com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde.

Como é o trabalho da Neuropsicologa?

O trabalho de avaliação do neuropsicólogo é uma atividade complexa, que envolve a investigação das funções cognitivas como memória, atenção, linguagem e função executiva. Para isso, são feitas entrevistas com pacientes e familiares, aplicados testes e escalas e utilizados exames de imagem.

O que se entende por Neuropsicologia?

A Neuropsicologia é considerada uma disciplina científica que se ocupa das relações cérebro/funções cognitivas, ou seja, das funções cognitivas e suas bases biológicas (Rodrigues, 1993).

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo demora para o salmao descongelar?

Quem pode fazer pós-graduação em Neuropsicologia?

Para quem esse curso é indicado O curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia é voltado para profissionais da área da saúde e da educação que desejam realizar avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Por que a avaliação neuropsicológica é importante?

A avaliação neuropsicológica tem como principal objetivo identificar as habilidades e dificuldades do paciente avaliado. Com esse resultado, é possível indicar tratamentos e programar uma reabilitação para melhorar a performance do paciente e, assim, promover sua qualidade de vida.

São características da Neuropsicologia?

A característica distintiva da Neuropsicologia é o método anátomo-clínico, desenvolvido por pioneiros tais como Broca, Wernicke, Lichthein, Dejerine, Goldstein, entre outros, os quais tinham formações diversas, entre fisiologistas, neurologistas, psiquiatras, psicólogos, lingüísticas, entre outras.