O que o presidente Washington Luis fez que mudou a regra da politica do cafe com leite?

O que o presidente Washington Luís fez que mudou a regra da política do café com leite?

Contrariando a alternância no poder firmada pelo acordo da política do café-com-leite, o presidente Washington Luís tinha a intenção de eleger outro paulista para sucedê-lo. O candidato escolhido foi Júlio Prestes. As oligarquias de Minas Gerais, porém, desejavam que o candidato fosse mineiro.

Como se escreve Washington Luiz?

Washington Luís Pereira de Sousa GCC (Macaé, 26 de outubro de 1869 — São Paulo, 4 de agosto de 1957) foi um advogado, historiador e político brasileiro, décimo primeiro presidente do estado de São Paulo, décimo terceiro presidente do Brasil e último presidente efetivo da República Velha.

O que houve em 1932?

A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.

LEIA TAMBÉM:   Como era considerada na Idade Media e Contra-reforma as pessoas loucas?

Qual foi o motivo do fim da política do café-com-leite?

Essa política foi quebrada quando o então presidente, Washington Luís, paulista, apoiou a candidatura do também paulista Júlio Prestes, o que desagradou à elite mineira, que se aliou à elite do Rio Grande do Sul formando a Aliança Liberal que lançou a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas para disputar a presidência.

Como funcionava a política do café-com-leite?

A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.

Onde nasceu o presidente Washington Luiz?

Macaé, Rio de JaneiroWashington Luís / Local de nascimento

Quais foram os grupos que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932?

Suas iniciais – Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo – passaram a designar a sociedade secreta MMDC, interessada em articular a derrubada de Vargas. A 9 de julho de 1932 eclodiu na capital paulista a Revolução Constitucionalista, liderada pelo general Isidoro Dias Lopes, o mesmo do levante de 1924.