O que o Codigo de Defesa do Consumidor apresenta como conceito de publicidade infantil?

O que o Código de Defesa do Consumidor apresenta como conceito de publicidade infantil?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) já define que a publicidade dirigida a crianças se aproveita da deficiência de julgamento e experiência desse público e, portanto, é abusiva e ilegal.

Porque a publicidade infantil é considerada abusiva?

“Considera-se abusiva a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo utilizando-se dos seguintes aspectos: Linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores.

É permitido veicular propagandas dirigidas ao público infantil?

Propagandas na TV para crianças não são mais permitidas, desde 2014, pela resolução do Conanda. Além disso, fazer propagandas usando personagens animados ou que remetam ao universo infantil, que de alguma forma chamem a atenção das crianças, também é proibido.

LEIA TAMBÉM:   Como comprar o primeiro apartamento sozinha?

Quem deveria fiscalizar a publicidade infantil?

Assim, pais devem zelar pela educação de seus filhos, empresas não devem promover campanhas publicitárias direcionadas a crianças com conteúdo inadequado para esse público e o Estado deve fiscalizar a atuação do setor privado e também desenvolver políticas públicas capazes de garantir o adequado desenvolvimento …

O que você acha da lei que proíbe publicidade infantil?

De acordo com essa recomendação, a publicidade dos produtos infantis deve, então, ser dirigida aos adultos, e não especificamente ao público infantil. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, “é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva”.

Qual a lei que proíbe publicidade infantil?

Projeto de Lei n°: 5.921/2001 Proíbe a publicidade dirigida à criança e regulamenta publicidade dirigida a adolescentes. Projeto de Lei n°: 244/2011 Estabelece como abusiva a publicidade que possa induzir a criança a desrespeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

Por que a publicidade infantil é um problema?

#01 Publicidade infantil estimula consumismo nas crianças: FATO. Publicidade é uma comunicação mercadológica que, inegavelmente, tem como objetivo a criação de desejo de consumo. Com ações direcionadas a crianças, então, não à toa é esse público que acaba recebendo e internalizando valores consumistas.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os multiplos de 6 e 7 ao mesmo tempo?

O que é proibido na publicidade infantil?

#01 A publicidade infantil é proibida no Brasil: FATO Direcionar publicidade ao público infantil, de qualquer produto ou serviço, em qualquer meio de comunicação ou espaço de convivência da criança, é considerada uma prática abusiva e, portanto, ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, lei de 1990.

Por que a publicidade tem forte influência no público infantil?

Naquele momento, o público infantil estava à mercê de propagandas que tinham o objetivo de torná-lo novos e ávidos consumidores. Nesta fase Genital freudiana, a mídia pode deturpar valores, fazendo com que crianças sintam-se atraídas por personagens de propagandas que são sinônimos de consumo.

Como deve ser a publicidade infantil?

Quais são as regras da publicidade infantil?

  1. nenhuma forma de publicidade infantil deve dirigir apelo imperativo de consumo diretamente à criança;
  2. a publicidade infantil não pode associar crianças e adolescentes a situações incompatíveis com sua condição, sejam práticas ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;

Qual é a causa da publicidade infantil?

LEIA TAMBÉM:   Como se da bem na prova sem estudar?

E segundo os autores da pesquisa, a publicidade dirigida a este público agrava ainda mais esse cenário: consumismo, a erotização precoce, os transtornos de comportamento, o estresse familiar, o alcoolismo, a violência, a obesidade infantil, dentre outros.

Quando foi proibida a publicidade infantil no Brasil?

Esse tipo de propaganda foi proibida no Brasil justamente por deixar as crianças desprotegidas. Uma lei vigente desde 2014 considera a publicidade infantil abusiva e proíbe a prática, mas agora o ministro Moro abriu uma consulta pública para rever essa regulamentação.